Após chuvas

Recuperação de estradas vicinais rurais será intensificada em Cachoeiro

Prefeitura investirá na compra de saibro para ser aplicado nas estradas danificadas
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) de Cachoeiro de Itapemirim reforçará a recuperação e manutenção de estradas vicinais rurais a partir da segunda quinzena de maio. O trabalho deverá ser realizado em 12 meses, contemplando a quase totalidade das comunidades do interior do município.

Para isso, a Prefeitura de Cachoeiro poderá investir na compra de até 60 mil toneladas de saibro no período das intervenções – material que também será usado pelas secretarias municipais de Obras (Semo) e Serviços Urbanos (Semsur). A compra se dará por Ata de Registro de Preço, quando o fornecedor entrega o produto de acordo com a demanda do comprador, levando em conta um valor pré-fixado.

As chuvas intermitentes, ocorridas de dezembro a março, provocaram grandes danos nas estradas vicinais de Cachoeiro. O solo encharcado e a dificuldade de aquisição de insumos surgidas com os primeiros efeitos da pandemia de Covid-19 também dificultaram a realização do trabalho nos primeiros meses do ano.

Com a normalização dos processos de aquisição de insumos, a Semai decidiu intensificar o trabalho de recuperação e manutenção das estradas, tendo em vista a grande necessidade das comunidades. O principal insumo é o saibro, que, quando aplicado de maneira correta, garante maior durabilidade do serviço.

“Mesmo com as medidas de distanciamento social, continuamos trabalhando, intensamente, em melhorias de infraestrutura rural, sempre tomando todos os cuidados de saúde exigidos. A recuperação das estradas vicinais é uma demanda importante das comunidades do interior, principalmente, neste período da colheita do café. Agora, teremos condições de atender com maior agilidade”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“Mesmo com todos os desafios que o momento atual nos impõe, não podemos abrir mão de atender às demandas essenciais da população. A recuperação dessas estradas gerará uma série de benefícios para a população do interior”, completa o prefeito Victor Coelho.