Participação popular

Reuniões regionais: mobilidade urbana entre as prioridades para novo PDM

Onze reuniões comunitárias já foram realizadas, em diferentes regiões da cidade

Nas reuniões regionais do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que estão sendo realizadas neste mês, três eixos têm sido apontados pela população como fundamentais na construção do novo documento: mobilidade urbana, meio ambiente, com ênfase na preservação dos córregos, e construção de novos espaços de lazer.

Ao longo da primeira etapa de reuniões, que totalizaram 11 encontros, a prefeitura ouviu moradores e buscou sugestões para a atualização do documento que vai estabelecer regras para o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim ao longo dos próximos anos. Outras 10 reuniões serão realizadas entre 29 de outubro e 1º de novembro deste ano, em diversos bairros.

O cronograma de reuniões regionais e setoriais está disponível para consulta na página www.cachoeiro.es.gov.br.

“A participação da população é muito importante, por isso, estamos realizando todos os esforços possíveis para que a sociedade participe ao máximo, a fim de que o novo PDM possa representar as necessidades e expetativas da maior cidade do Sul do Espírito Santo”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Sugestões podem ser encaminhadas pela internet

Além de poder apresentar as suas contribuições participando das 21 reuniões realizadas nesta etapa, a população também poderá se manifestar no ambiente virtual acessando o endereço www.cachoeiro.es.gov.br, clicando no banner do Espaço Plano Diretor, disponível na página principal da Prefeitura.

Nessa página, além de responder o formulário eletrônico ali disponibilizado e informar suas sugestões e críticas ao novo PDM, a população também poderá acompanhar todas as atividades realizadas, acessar as atas, listas de presença e apresentações veiculadas desde o início do processo.

“A intenção é a de proporcionar que as pessoas se apropriem de todo o processo de construção, participando ativamente de todas as etapas, porque o PDM não é uma simples lei, mas um pacto social visando a construção de uma cidade melhor para todos. Por este motivo, acreditamos que a participação da população nesta segunda etapa das reuniões que acontecerá ainda no final deste mês de outubro será ainda maior”, disse o secretário Jonei Petri.

As audiências, reuniões e oficinas previstas no processo de atualização e revisão do Plano Diretor Municipal também estão previstas na Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade).