Ruas de Cachoeiro recebem melhorias em sinalização

Os quebra-molas contribuirão para diminuir a velocidade dos veículos que passam pelos locais

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), está realizando melhorias na sinalização das principais vias de acesso da cidade. O objetivo da ação é dar maior fluidez ao trânsito e diminuir os acidentes.

Os trabalhos de sinalização vertical e horizontal são executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo), e acontecem em duas etapas. Já foram contempladas as ruas 25 de março (Centro), Dr. Deolindo (Baiminas), Amâncio Silva (Baiminas/Arariguaba) e Vereador Ludário Fonseca (Arariguaba). As vias receberão quebra-molas, placas de regulamentação, indicativas e de advertências.

Na primeira etapa, com a finalidade de diminuir a velocidade dos veículos que transitam pelo local, foram implantados sete quebra-molas em variados locais como: proximidades da Casa do estudante,  Instituto Glauber Coelho (rua 25 de Março), ao campo do Cachoeiro F.C. (rua Amâncio Silva), à Praça da Paz (rua Ludário Fonseca) e ponte Coronel Franscisco Athayde (Ponte do Arco, Arariguaba).

Outro local contemplado foi um trecho logo após a descida do bairro Amaral, na entrada do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (rua Amâncio Silva).

Também são colocados tachões, dispositivo refletivo que auxilia na separação de vias e na visibilidade noturna, e tachinhas, que são indicadores noturnos nas faixas e nas bordas das vias com pouca iluminação.

Segunda etapa

De acordo com a Semset, a próxima etapa é a implantação de quatro faixas elevadas próximas ao colégio Guimarães Rosa (rua 25 de Março), às escolas Osvaldo Machado (rua Dr. Deolindo) e Liceu Muniz Freire (rua Moreira, Independência) e ao Supermercado Calvi (rua Dr. Deolindo).

Outros bairros e localidades que também receberão melhorias de sinalização são Aquidaban, Teixeira Leite, Basiléia, Gilson Carone, União, São Joaquim, Costa e Silva e na entrada da localidade de Cobiça.

Segundo a Semset, ao todo, serão instalados 26 quebra-molas. As instalações dessas lombadas transversais e de faixas elevadas se dão após avaliação do corpo técnico da Gerência de Tráfego.

“São medidas extremas para a redução de velocidade na via. Em algumas delas, já ocorreram acidentes graves. Com esse trabalho, atendemos à demanda dos moradores locais e contribuímos para a segurança de motoristas e pedestres”, explica o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior.