Enchente e pandemia

Sala do Empreendedor: R$ 1,6 milhão em operações de microcrédito emergencial

Pequenos negócios de Cachoeiro estão recorrendo à Sala do Empreendedor do município para terem acesso às linhas de microcrédito emergencial voltadas à mitigação dos impactos da enchente de janeiro e da pandemia do novo coronavírus nessas atividades. As operações de crédito já chegam a R$ 1,675 milhão.

Desse valor, R$ 1,347 milhão é referente às duas linhas para enfrentamento do período da pandemia, montante contratado por 246 empreendedores. Mais de R$ 1 milhão já foi liberado pelo Banestes, banco que opera as linhas.

A linha mais procurada, disponibilizada em maio, é a que oferece até R$ 5 mil, sem taxa de juros, com carência de seis meses para início do pagamento e prazo de até 24 meses para o quitar o débito.

A outra linha para impactos da pandemia, disponibilizada em abril, oferece de R$ 200,00 a R$ 20 mil, com taxas a partir de 0,65% ao mês, carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela e prazo máximo para parcelamento de 30 meses.

Entre os empreendedores que já conseguiram o acesso ao crédito está a artesã Eliane Santos. “Agradeço pelo suporte necessário, desde informação até a conclusão do empréstimo junto ao Banestes. Esses recursos vieram em boa hora, dado o momento de grandes dificuldades gerado pela pandemia. Com eles, posso investir em novos trabalhos, na esperança de normalizar o comércio de nosso artesanato”, afirma.

R$ 2,2 milhões, de janeiro a junho

De janeiro a junho deste ano, a Sala do Empreendedor de Cachoeiro mediou a contratação de um total de R$ 2,2 milhões das linhas de microcrédito convencionais e emergenciais, em mais de 354 operações aprovadas.

“O microcrédito oportuniza a oxigenação dos pequenos negócios, nesse período de retração econômica. É um apoio importante para a manutenção das atividades dos empreendedores, que podem contar com condições diferenciadas para fazer a quitação do financiamento”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Atendimento

Em função da suspensão das atividades administrativas em setores da Prefeitura de Cachoeiro (decorrente da situação de risco alto de contágio da Covid-19 no município), a Sala do Empreendedor está atendendo via telefone e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Para dúvidas e informações específicas sobre microcrédito, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (28) 98817-5970 (WhatsApp) ou pelo e-mail nossocreditocachoeiro@gmail.com.

Os empreendedores que precisem de orientações gerais podem entrar em contato com os servidores da Sala pelo telefone (28) 99945-6013 (WhatsApp) ou pelo e-mail semdec.saladoempreendedor@cachoeiro.es.gov.br.