Notícias

Novembro Azul

Saúde integral do homem foi tema de fórum com especialistas em Cachoeiro

O evento foi realizado nesta quinta (28), no auditório do Centro Universitário São Camilo
Foto: Divulgação/PMCI

Profissionais da área da saúde se reuniram, nesta quinta-feira (28), para o 1º Fórum de Saúde do Homem de Cachoeiro, realizado no Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso. Foram debatidos temas sobre os desafios e o fortalecimento da promoção da saúde integral dos homens, com palestras e mesas redondas.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), fez parte da programação local da campanha Novembro Azul, que enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A programação contou com a participação de especialistas, que abordaram temas como: “Profissional de saúde perante o homem na sua contemporaneidade”; “Gênero e Sexualidade na atenção primária à saúde”; “A política de saúde do homem e seus desafios – cuidados e acompanhamento em saúde do homem”; “Saúde Bucal: aprenda a se prevenir das doenças bucais”; “O cenário da saúde do homem na atenção primária de Cachoeiro de Itapemirim” e “Causas externas e doenças ocupacionais que mais acometem os homens”.

Edgard Malheiros Louzada, subsecretário de Atenção Primária em Saúde de Cachoeiro, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do fórum.

“Debates como esse são fundamentais para o avanço da área de saúde no município. Esperamos que o fórum contribua para que cada um de nós, profissionais da saúde, ganhe mais conhecimento e coloque toda experiência a serviço da nossa sociedade”, frisou.

Participante do evento, a médica Eliza Bittencourt avaliou que o tema é extremamente relevante para sua rotina profissional. “Os debates me trouxeram uma nova forma de pensar, porque, além da saúde básica, temos, também, a interação social. Foi maravilhoso estar aqui e contemplar todo conhecimento. Vou levar para o meu dia a dia e, com certeza, ajudar mais ainda meus pacientes, porque essa é a ideia”, disse.

O palestrante e cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais, Márcio Costa Ribeiro, afirmou que movimentos de informação como este são necessários.

“É essencial trabalhar a política de promoção e prevenção. Na atual sociedade, a maioria dos homens só procura ajuda quando sente algum sintoma. O fórum trouxe falas de profissionais gabaritados, que alertaram para a importância do autocuidado no contexto masculino”, frisa.