Secretaria de Educação de Cachoeiro lançará Portal do Aluno

Ferramenta vai facilitar acesso a dados escolares dos estudantes pelos responsáveis
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim lança, nesta quarta-feira (6), o Portal do Aluno, ferramenta digital que vai permitir aos responsáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino o acompanhamento em tempo real das informações escolares.

A cerimônia de lançamento será realizada às 15h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.

Por meio do portal, que foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), como parte do sistema de gestão escolar chamado de Educ@ci, será possível conferir dados do aluno e do responsável, boletim escolar, frequência, calendário acadêmico e horário das aulas.

Além disso, será possível realizar matrículas e rematrículas online, proporcionando maior agilidade e facilidade para esse processo, tanto para os responsáveis quanto para as escolas.

Antes de ser expandida para toda a rede municipal, com o lançamento, a ferramenta funcionou em caráter experimental nas escolas “Waldir Furtado Amorim”, “Luiz Pinheiro”, “Gércia Ferreira Guimarães” e “Mário Augusto Rocha”.

De acordo com a Seme, a efetivação desse projeto atende a estratégia 6 da meta 5 do Plano Municipal de Educação, ao fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras que favoreçam a melhoria do fluxo escolar e, consequentemente, aos processos de ensino aprendizagem.

Os responsáveis e estudantes podem acessar o portal de qualquer computador ou dispositivo com internet, a partir do link oficial que será divulgado no lançamento. Também será possível acompanhar as informações escolares dos alunos pelo aplicativo Educ@ci, que está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos do celular.

“A implantação do Portal e do Aplicativo do Aluno vem como forma de aproximar os pais ainda mais da vida escolar de seus filhos. Uma ferramenta de grande importância para agilizar a comunicação entre família e escola”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.