Pandemia

Secretaria Municipal de Educação realiza busca ativa de estudantes

Crianças têm atividades pedagógicas à distância no período de suspensão das aulas
Foto: Divulgação/PMCI

Por conta da pandemia de Covid-19, os alunos das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim participam de atividades pedagógicas a distância. Para aprimorar o acompanhamento das crianças, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está fazendo busca ativa de estudantes da rede.

As unidades de ensino, por meio dos gestores escolares, coordenadores e servidores administrativos, estão entrando em contato com os responsáveis pelos estudantes através de ligações e mensagem de texto. O objetivo principal é identificar, registrar, controlar e acompanhar a devolutiva das atividades pedagógicas feitas pelos estudantes, localizando, principalmente, os estudantes que se encontram em maior risco de evasão escolar.

No Portal do Aluno, na internet, são disponibilizadas, semanalmente, coletâneas pedagógicas para turmas do Pré I ao 9º ano do ensino fundamental. Para os estudantes do 1º ao 9º ano do fundamental, há, também, teleaulas, que podem ser acompanhadas pela TV aberta ou pela internet. Os pais ou responsáveis de estudantes sem acesso à internet têm a opção de pegar o material em formato impresso na unidade de ensino, mediante agendamento prévio.

“É importantíssimo buscar e incentivar a criança que perdeu a rotina escolar e, com isso, acabou ficando desmotivada, desinteressada. Esse contato serve para resgatar aquele que está precisando de um suporte, uma atenção diferenciada”, destaca o gestor da escola municipal ‘Monteiro Lobato’”, Alexandre Fortuna Lopes.

“Esse processo de busca ativa é fundamental para promover maior aproximação com os estudantes e suas famílias, verificando se estão conseguindo acompanhar as atividades pedagógicas e quais os principais desafios enfrentados nesse momento tão desafiador. Paralelamente, mesmo sem previsão de retorno das aulas, já estamos planejando as ações necessárias para o retorno das crianças ao ambiente escolar de forma segura”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.