Semana do Trânsito mobilizou cachoeirenses para redução de acidentes

Entre os dias 18 e 25 deste mês, diversas ações educativas foram realizadas pela prefeitura e parceiros
Foto: Márcia Leal

Com uma palestra sobre segurança no trânsito, realizada no plenário da Câmara Municipal, foi encerrada, nesta quarta-feira (25), a programação da Semana Nacional do Trânsito, em Cachoeiro. Participaram da atividade servidores do legislativo e alunos das escolas municipais Deusdedit Baptista e Anacleto Ramos.

Foi uma das sete palestras que a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) promoveu ao longo da programação, que teve início no último dia 18. As orientações repassadas pela gerência de Educação de Trânsito alcançaram cerca de 830 pessoas, entre estudantes e servidores municipais – motoristas da prefeitura foram instruídos sobre direção defensiva.

A série de ações também incluiu distribuição de materiais educativos nas principais vias da cidade (3 mil panfletos) e uma simulação de resgate de vítima em acidente de trânsito, feita pelo Corpo de Bombeiros, em plena Praça Jerônimo Monteiro.

A abertura da programação foi marcada por homenagens. Na Câmara Municipal, 25 motoristas, 20 motociclistas, 15 pedestres e cinco ciclistas receberam certificados pela boa conduta no trânsito.

Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito para a semana nacional foi “No trânsito, o sentido é a vida”.

“Foram dias de intensa conscientização, e o trabalho educativo, claro, é permanente. Estamos sempre sensibilizando e alertando condutores e pedestres para o fato de que, somente com a participação de todos, será possível construir um trânsito mais seguro, humano e harmonioso, com cada vez menos acidentes e fatalidades”, ressalta o secretário de Segurança e Trânsito do município, Ruy Guedes Barbosa.