Balanço 2019

Soluções tecnológicas da Dataci facilitam acesso a serviços públicos

O Portal do Aluno, da rede municipal de ensino, foi uma das ferramentas entregues pela empresa de tecnologia
Foto: Divulgação/PMCI

O trabalho da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) em 2019 contribuiu para agilizar o acesso da população a serviços públicos. É o que consta no relatório de prestação de contas deste ano da empresa pública municipal.

Dentre as ações de destaque está a criação do Portal do Aluno no sistema Educ@ci. A inovação permitiu que os pais e responsáveis pudessem solicitar matrícula e rematrícula dos alunos pela internet, além de proporcionar acesso a informações escolares como boletim, frequência, calendário acadêmico, grade curricular e horário das aulas.

Segundo a Dataci, foram solicitadas 15.692 rematrículas em 2019 por meio do Educ@ci, o que corresponde a 74% do total de rematrículas realizadas manualmente no ano anterior. Também houve 3.340 novas matrículas solicitadas em apenas cinco dias por meio da ferramenta.

Outro destaque é a ampliação e manutenção do sistema de agendamento online. Criada em 2018, a ferramenta permite marcar, pela internet, atendimentos de saúde, de confecção de carteira de identidade na Casa do Cidadão e serviços para os cidadãos e empreendedores na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa). Em 2019, foram registrados 34.383 agendamentos.

Novos portais

A Dataci também forneceu o suporte para o novo site oficial da Prefeitura de Cachoeiro, lançado em setembro. Com layout reformulado, o portal facilita a localização de informações relativas à administração municipal. Logo na página inicial, o cidadão pode encontrar serviços, notícias, agenda de eventos, diário oficial e galerias de fotos, vídeos e áudios, por meio de banners e ícones claros e acessíveis.

A companhia realizou, ainda, a instalação do novo portal da Guarda Civil Municipal (GCM), que permite acesso direto da população com a Ouvidoria da GCM; a reformulação da Agência Virtual, com documentos e informações importantes para cidadãos, empreendedores e contabilistas; e instalou ferramentas de pesquisa de satisfação em tablets, utilizados pela Ouvidoria Geral em eventos e equipamentos públicos para aferição da qualidade do atendimento.

Novos aplicativos

Em 2019, foram lançados os aplicativos de celular “Nosso Esporte Cachoeiro”, com informações sobre eventos esportivos, localização de núcleos de esporte e lazer e ferramentas para inscrições em competições; e “Descubra Cachoeiro”, com informações detalhadas sobre pontos turísticos do município, guias de como chegar aos locais e demais dados de interesse para quem deseja explorar os atrativos da cidade.

Os aplicativos foram desenvolvidos pela Dataci, em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp) e Cultura e Turismo (Semcult), respectivamente. Atualmente, estão em fase de testes aplicativos para visualização dos horários e rotas do transporte coletivo, para comunicação da população com a Ouvidoria Geral, para sistema de monitoramento da Guarda Civil e de painel de gerenciamento de ações do Poder Executivo.

Atendimento à administração municipal

A Dataci também teve papel importante no atendimento a demandas relacionadas a tecnologia da informação na administração municipal. Isso inclui manutenção preventiva de equipamentos, instalação de novos computadores e fornecimento de conectividade de internet em espaços geridos pela prefeitura. No total, foram 5.668 pedidos de atendimento recebidos em 2019.

Vale destacar, ainda, o trabalho da Dataci nas três edições do mutirão do programa Transforma Cachoeiro realizadas em 2019. Além de fornecer conectividade com a internet para os estandes dos órgãos e secretarias, a companhia realizou um sistema de triagem de atendimento por senhas na última edição, que aconteceu no bairro Bela Vista, em 21 de dezembro.

“Nossa meta é colocar a tecnologia da informação a serviço dos cidadãos cachoeirenses, algo fundamental para o desenvolvimento de uma cidade moderna, transparente e inclusiva. Conseguimos proporcionar soluções inovadoras em 2019, e temos projetos muito importantes a serem implementados em 2020”, destaca o diretor-presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado.

“A cada ano, avançamos mais na oferta de serviços e plataformas digitais, para atendermos as demandas do cachoeirense de formar mais simples e rápida. O serviço público precisa se modernizar e se valer de recursos tecnológicos que facilitem a vida do cidadão. É uma aposta que temos feito, mirando o conceito de ‘cidade inteligente’”, afirma o prefeito Victor Coelho.