Notícias

Site "Acesso Cidadão"

Teste para covid feito no PPG pode ser agendado on-line

Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) é referência para casos suspeitos da doença
Foto: Márcia Leal/PMCI

A realização de exames para covid-19 (RT-PCR) no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) agora pode ser agendada pela internet, por meio da plataforma Acesso Cidadão (acessocidadao.es.gov.br).

A ação é fruto de parceria da Prefeitura de Cachoeiro com o governo estadual, responsável pelo site, para facilitar ainda mais o acesso à testagem no município. Qualquer pessoa pode fazer o agendamento do teste, não sendo necessário ter sintomas da doença.

No sistema, foram disponibilizados horários no período das 8h às 15h, de segunda a sexta. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), serão atendidos até 20 pacientes por dia e os resultados liberados em até 48 horas, na própria plataforma, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

“Essa é uma ferramenta importante para nos ajudar a realizar a maior quantidade possível de testes. A massificação da testagem possibilita o melhor rastreamento dos casos no município, permitindo o isolamento dos contaminados, que é crucial para diminuição do contágio”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O secretário frisa que o PPG, que é a referência municipal para o atendimento de casos suspeitos de covid-19, também segue realizando testes em pacientes que buscam assistência no local. A unidade está localizada na rua Ângelo Bressan, bairro Baiminas.

Cadastro

Para usar o Acesso Cidadão e fazer o agendamento do teste, é necessário, antes, fazer um breve cadastro no site (acessocidadao.es.gov.br).