Mutirão de serviços

Transforma Cachoeiro no Alto União teve quase 10 mil atendimentos

Segundo mutirão do programa foi realizado no bairro Alto União, no último dia 26
Foto: Divulgação/PMCI

O segundo mutirão do programa Transforma Cachoeiro, realizado no último sábado (26), na escola municipal Monteiro Lobato, no bairro Alto União, teve 9.884 atendimentos em serviços públicos. Com isso, o programa já chegou a quase 20 mil atendimentos, contando o trabalho realizado em outubro, no primeiro mutirão, no bairro Village da Luz.

Houve ainda 325 atendimentos em uma ação extra, realizada na sexta-feira (25), no campo do São Brás, no bairro Álvaro Tavares – que esteve a área de abrangência desta segunda edição, junto a Monte Belo e Nossa Senhora da Glória.

Foram mais de 60 serviços públicos oferecidos pelas secretarias e órgãos da administração municipal e entidades parceiras. As áreas mais procuradas foram as de recreação e cultura, especialmente as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme): 3.444 atendimentos. Também tiveram bastante procura os serviços de saúde, com 1.126 atendimentos.

Muitos aproveitaram o evento para fazer o atendimento de confecção da carteira de identidade. Foram 311 pedidos de emissão de RG, sendo que 88 pessoas com documentação incompleta conseguiram agendamento para atendimento posterior na Casa do Cidadão, e outras 55 foram encaminhadas para confecção da certidão de nascimento.

“Essa ação social é uma oportunidade muito boa para quem não tem tempo, e o atendimento foi excelente, o pessoal foi atencioso. O evento, ao todo, foi bem organizado e, com certeza, trará resultados positivos”, comentou Maria da Penha do Amaral, que levou o filho para emitir documentos.

Pesquisa de satisfação

A Ouvidoria-Geral do Município realizou uma pesquisa de satisfação com 154 pessoas presentes no evento, sendo 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Das entrevistadas, 61% disseram que o evento atendou às expectativas e 38%, que superou as expectativas.

“Eu gostei muito, fui muito bem atendida. Essa ação ajudou muito a gente, porque, muitas vezes, as pessoas não tem tempo ou dinheiro para fazer, nem mesmo, os exames básicos, e esse evento foi bem bacana. Fiquei muito feliz”, comentou, no mutirão, Mara Lúcia Cardoso, que utilizou os serviços de saúde (preventivo e exames rápidos).

Obras e limpeza urbana

Além dos atendimentos, a região do Alto União está sendo beneficiada com mais de 30 obras públicas. Entre os serviços estão recuperação e pavimentação de vias públicas – com a utilização de 250 toneladas de asfalto e 1.325 de saibro – e reforma e melhorias em praças, quadras esportivas e abrigos de ônibus e outras edificações. Já as atividades de limpeza urbana resultaram na retirada de 1.185 toneladas de lixo e entulho.

Rosângelo Coelho de Oliveira levou o filho para aproveitar a parte recreativa do mutirão de sábado e ressaltou as melhorias nos bairros. “Gostei, em especial, da pracinha para as crianças, além do novo asfalto. São coisas muito boas, vão ajudar muito a gente”, comentou.

“O objetivo da prefeitura é alcançar resultados duradouros, que deixem um legado para as comunidades. Após dois mutirões, quase 20 mil atendimentos e diversas obras públicas, acreditamos que o programa está indo na direção certa”, afirma o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, coordenador do Transforma Cachoeiro.

Investimento de R$ 1,5 milhão

Durante o mutirão do Transforma Cachoeiro no sábado, o prefeito Victor Coelho deu ordem de serviço para obras de contenção, drenagem, e pavimentação das ruas 1, 3, 4, 5 (parte da via) e da rua Moacir Antônio da Silva, todas no Alto União. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão.

“O Transforma Cachoeiro surgiu com objetivo de a prefeitura levar o que tem de melhor a quem mais precisa. Os resultados têm sido muito bons até aqui, mas o trabalho não pode parar”, destaca o prefeito.