Novas doses

Vacinação contra gripe será retomada segunda-feira (30)

Imunização ocorrerá nas unidades de saúde dos bairros e distritos, das 8h às 16h
Foto: Divulgação/PMCI

Novas doses da vacina contra gripe (Influenza) enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram a Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira (27). Com isso, a campanha nacional será retomada no município na segunda-feira (30). A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h – exceto nos finais de semana.

A campanha volta a acontecer em três etapas. A primeira, já iniciada, abrange idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa começará no dia 16 de abril e incluirá professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

A terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; adolescentes e jovens do sistema socioeducativo; presidiários e funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Cerca de 13 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza em Cachoeiro, que tem mais de 800 profissionais de saúde atuando na campanha. Além das unidades básicas, equipes também realizam atendimentos domiciliares a pessoas que têm maiores dificuldades de sair de casa.

Também foram imunizados cerca de 120 idosos residentes em quatro instituições de longa duração: Lar Nina Arueira, Lar João XXIII, Lar Adelson Rebello e Vila Aconchego.

“Ficamos muito contentes com a adesão à campanha, pois mostra que as pessoas estão tomando consciência. A vacina contra gripe não imuniza contra a Covid-19, mas contribui para o diagnóstico e para evitarmos uma epidemia de Influenza. Apesar desse contratempo com o Ministério da Saúde em relação às doses, a campanha segue muito bem”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Caso o usuário esteja gripado, com febre ou com sintomas respiratórios, é indicado que não procure a unidade de saúde neste momento para se vacinar. É necessário aguardar os 14 dias de isolamento respiratório para, em seguida, fazer a vacinação.

Drive thru continua suspenso

Por enquanto, o sistema drive thru, em que o paciente é vacinado dentro de seu carro, continuará suspenso. Ao longo da semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) avaliará as possibilidades de voltar ou não a utilizar essa estratégia.

Vacinas de rotina retomadas

As vacinas de rotina voltaram a ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina nesta quinta-feira (26). A Semus avaliou que já é possível manter a imunização rotineira sem prejudicar a campanha nacional contra Influenza.

Entretanto, a sala de vacinas do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) permanece sem realizar vacinação.

Confira os locais de vacinação:

UBS Abelardo Machado

UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos

A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Obs.: A vacinação ocorrerá uma vez por semana nas UBS que não possuem sala de vacina: Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Recanto, Vila Rica, Coutinho, São Vicente, Monte Verde e Gironda.