Requerimento de informações solicitadas pela
Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES,

por meio da Comissão Especial de Estudos do IPTU, referente aos procedimentos acerca do recadastramento do
IPTU realizado nos exercícios de 2019 e 2020.

Voltar para o início Clique aqui

Contrato nº 164/2019 - Processo nº 1-12.962/2019

Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação dos serviços, de forma parcelada e por produtos específicos, visando aquisição de sistema informatizado de base cartográfica e cadastro técnico atualizado e demais serviços necessários.

Saiba mais

Saiba mais

É importante salientar que o município de Cachoeiro, possui atualmente ferramentas de gestão de dados espaciais e estratégicos integrados para diversos fins que irão ajudar a Prefeitura em seu planejamento para os próximos anos.

Podemos destacar a solução adquirida pelo município além de ser uma ferramenta totalmente customizada para as necessidades de gestão, ou seja uma solução contratada para atender as expectativas de seu investimento administrativo e gerencial.

O módulo finanças que gera o cadastro técnico municipal é apenas um dos alicerces, não sendo a principal solução contratada.

Apesar da importância do recadastramento realizado para se conhecer uma nova Cachoeiro.

Apresentamos os pontos fortes da aquisição da solução por completo, e com os levantamentos realizados, e para que serão utilizados.

Gestão com responsabilidade é olhar para o futuro de nossa gente e planejar as ações do município para os próximos anos.

Foram atualizadas todas as informações dos equipamentos públicos existentes em Cachoeiro do Itapemirim.

Esse levantamento possibilitará ao município identificar quais investimentos necessários para melhorar a infraestrutura urbana da cidade e onde executá-los.

Conhecer as necessidades para poder utilizar de forma eficaz os recursos é a premissa de uma gestão focada na eficiência e no bem dos tributos pagos pelo nosso munícipe e pelos recursos recebidos de fontes de convênios.

Hoje temos a condição de analisar com os dados de infraestrutura atualizados onde será necessário e qual seu quantitativo as obras de infraestrutura viária para melhorar a qualidade de vida de nossa gente. A solução nos ajudará a entender o crescimento dos últimos quase 20 anos de desatualização.

Esse novo raio X da cidade irá mostrar a direção e melhoria em todos os serviços públicos oferecidos pelo município e seus pontos de melhora.

Foram recadastrados todos os logradouros públicos e novos logradouros para o reordenamento e atualização da nova estrutura viária do município.

Esse levantamento possibilitará ao município realizar o planejamento e crescimento da malha viária, como também irá auxiliar na melhoria do fluxo viário do município e novos estudos que possibilitaram uma melhor engenharia de trânsito, melhorando a qualidade de deslocamento dos cidadãos.

Apenas uma solução moderna poderia colocar Cachoeiro em um cenário positivo, dando aos técnicos da prefeitura as ferramentas e condições necessárias para acompanhar em tempo real o fluxo e seus gargalos, para enfim  melhorar o trânsito de nossa cidade e sua mobilidade preparando Cachoeiro para o futuro.

Endereçamento da Cidade.

A nova solução contratada pelo município, facilitará a correção do endereçamento dos imóveis, e suas possíveis distorções. Sabemos que o endereço é fundamental tanto para os serviços de recebimento de correspondência do morador como também receber os serviços de entregas de deliverys de forma mais rápida e eficaz. Pois com o mapeamento das ruas atualizados essa informação torna-se de domínio público beneficiando a todos que necessitam de informações corretas e precisas.

Melhoria nos serviços Públicos

Se faz necessário coragem para preparar Cachoeiro para o futuro, aquisição de uma solução moderna que pudesse de forma integrada gerir todas as informações não menos importante como:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Meio Ambiente;
  • Obras;
  • Defesa Civil;

A Solução compõe aquisição de módulos estruturais que serão disponibilizados às secretarias. Essas informações estarão de forma INTEGRADA em um banco de dados robusto que servirá de apoio para as tomadas de decisão. Dando condições ao gestor de analisar cada situação e decidir o caminho do investimento e da prosperidade.

Gerir uma cidade de grande porte como a nossa, e com um futuro brilhante pela frente é necessário possuir mecanismos e ferramentas de administração, gestão e inteligência. Vamos avançar com segurança e planejamento, sem medo de preparar Cachoeiro para o futuro.

Com a integração das informações, será melhorado o atendimento ao cidadão e suas necessidades básicas. É necessário urgente melhorarmos o atendimento ao cidadão, diminuir o tempo de resposta, sermos céleres na eficiência, em todas as áreas como: saúde, educação, meio ambiente, finanças, defesa civil entre outras.

Identificar os gargalos, melhorar os processos, corrigir rotas. Tudo pensando no bem-estar de nossa população. Para isso, a nova solução contratada servirá ao município como um apoio fundamental à tomada de decisões e eficiência no investimento dos recursos públicos.

Regularização Fundiária

Para se iniciar o processo de regularização fundiária no município era necessário conhecer a atual realidade, e seu crescimento habitacional nas últimas décadas.

Hoje com esse levantamento há um norte definido para que possamos iniciar o processo de regularização fundiária de aproximadamente 35 mil imóveis em uma primeira etapa. Isso só foi possível com a realização do novo mapeamento da cidade e o cadastro desses imóveis até então desconhecidos pelo município.

Se faz necessário esse projeto para que possamos trazer além da regularização fundiária, também a inclusão social dessas famílias que até então estavam de forma clandestina e sem nenhuma segurança jurídica à margem de nossa sociedade.

Essa etapa é a mais importante desse grandioso projeto social em nossa gestão.