Requerimento de informações solicitadas pela
Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES,

por meio da Comissão Especial de Estudos do IPTU, referente aos procedimentos acerca do recadastramento do
IPTU realizado nos exercícios de 2019 e 2020.

Voltar para o início Clique aqui

Contrato nº 164/2019 - Processo nº 1-12.962/2019

Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação dos serviços, de forma parcelada e por produtos específicos, visando aquisição de sistema informatizado de base cartográfica e cadastro técnico atualizado e demais serviços necessários.

Saiba mais

Monitoramento e Atualização do Cadastro Imobiliário Através de Sistema Móvel de Coleta de Dados

Este serviço foi realizado com uma equipe de 45 pessoas moradores de Cachoeiro, que foram treinados, orientados e supervisionados por um engenheiro civil especializado em cadastro imobiliário.

Iniciou por etapas de análise do acervo existente na Prefeitura, montagem de escritório local onde abrigou as etapas de controle de qualidade e revisão dos trabalhos produzidos em campo.

Foi executado um mapeamento digital, através de um processo de restituição tridimensional das geometrias, estes objetos topográficos foram representados graficamente como pontos, linhas ou áreas, sendo as áreas definidas pelas linhas fechadas que as limitam.

Hoje é possível afirmar que Cachoeiro dispõe de um vasto acervo cartográfico de precisão, onde contém, entre outros: Limites de Bairros, Contorno das Quadras, Calçadas, Projeção das Edificações, Pontes, Viadutos e Elevados, Passarelas, Áreas Verdes, etc.

As normas e critérios técnicos aplicados durante a execução dos levantamentos de campo foram discutidos e definidos com os técnicos envolvidos no projeto, como definição dos dados a serem coletados e critérios para verificação da área construída.

A Atualização dos cadastros envolveu todas as etapas operacionais que objetivam a atualização do cadastro imobiliário, em um volume de 110.000 (duzentos e vinte mil) unidades imobiliárias, entre Ativas e Inativas.

Em linhas gerais a partir do mapa digital com os elementos georreferenciados e com os dados alfanuméricos importados para base de dados, foram verificados os contornos das edificações vetorizadas com a eliminação em campo dos beirais para obtenção das áreas construídas.

Como metodologia de coleta de dados, utilizou-se de uma aplicação integrada para atender as necessidades e especificidades de cada um dos cadastros. O cadastrador teve em mãos uma poderosa ferramenta de manipulação de dados alfanuméricos e gráficos, onde, com a máxima segurança, poderá realizar qualquer tipo de operação.

Após a coleta de dados em campo todos os imóveis passaram pela equipe de revisão e controle de qualidade e por fim importados para o GEO-CACHOEIRO.