Transforma Cachoeiro: Village da Luz e região recebem conjunto de obras

Parolamento de ruas é um dos serviços realizados

A Prefeitura de Cachoeiro está realizando uma série de obras no bairro Village da Luz e região. Os trabalhos fazem parte do programa Transforma Cachoeiro, que levará um grande mutirão de serviços para a praça Dom Luiz Gonzaga Peluso no próximo dia 28, das 9h às 15h.

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Victor Coelho, acompanhado pelos secretários municipais de Modernização e Análise de Custo, Alexandro da Vitória, de Governo, Paulo Miranda, e equipes, visitou os locais onde estão acontecendo as melhorias.

Entre as ruas que já receberam tapa-buracos, estão Albina Oggione da Silva, Corinto Barbosa Lima, Lauro Lemos, Papa Pio XII e Wallace de Castro Barbosa. Também no Village, três ruas de terra passam por patrolamento: Getúlio Vargas, Gilberto Machado e uma rua projetada paralela à Gilberto Machado.

No bairro Rubem Braga, por sua vez, a rua Plínio Vieria Machado terá recapeamento do asfalto em toda a sua extensão, e na rua Manoel Marques são feitas obras de drenagem.

Na rua dos Bem-Te-Vis, no bairro Fé e Raça, está sendo erguido um muro de arrimo para conter a erosão da via. Outro local que recebe intervenções é um campo de futebol do Novo Parque, que será reativado.

Também a praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, onde será realizado o mutirão do dia 28, está recebendo reparos. Equipes de limpeza percorrem os locais realizando capina, varrição e poda de árvores.

O programa

O Transforma Cachoeiro é um programa intersetorial da Prefeitura de Cachoeiro, com apoio de instituições parceiras, que levará, mensalmente, mutirões de serviços públicos a bairros e distritos com maior número de demandas. Duas semanas antes do evento principal, os locais começam a receber as primeiras ações. Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos de saúde, acolhimento de solicitações e prestação de orientações sobre serviços públicos por meio da Ouvidoria Geral do Município e da Agersa, oficinas culturais e educativas, direcionamento a programas sociais, atividades de esporte e lazer, dentre vários outros.

A região do bairro Village da Luz abrange também os bairros Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga. A estimativa é de realizar cerca de 5 mil atendimentos na ação do dia 28.

“Há muito tempo nossa equipe pensava em fazer uma ação voltada para os bairros e distritos, que disponibilizasse os serviços públicos mais procurados pela população, em locais e horários de fácil acesso. E agora estamos tornando tudo isso realidade. Vamos levar até os moradores esses serviços, totalmente gratuitos, como forma de facilitar o acesso e promover a cidadania”, destacou Victor Coelho.

Moradores da região estão aprovando as ações e, aguardam, com expectativa, a realização do evento. “Estamos contentes em ver essas melhorias no bairro”, disse o morador do Rubem Braga, Paulo Dutra.

“A nossa expectativa para esse evento está bem alta. Os moradores do bairro, com certeza, vão comparecer em peso para aproveitar de tudo o que a prefeitura estiver oferecendo”, ressalta a presidente da associação de moradores do Bom Pastor, Gisele Cristiane Rodrigues.

“Nós estamos preparando, incentivando e convidando os moradores a participarem do Transforma Cachoeiro, pois será um evento que ajudará muita gente. Então, devemos aproveitar e usufruir das ações que serão oferecidas. Eventos como esses são muito bons para as pessoas mais carentes, que mais precisam”, reforça o presidente da associação de moradores do bairro Novo Parque, Samuel da Silva Luiz.

Tranforma Cachoeiro – Village da Luz

Quando: 28/09 (sábado)
Local: praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, Village da Luz
Horário: 9h às 15h