Secretaria de Obras

Secretaria de Obras

A Secretaria Municipal de Obras gerencia a execução de serviços de obras diretas deengenharia. É responsável pela construção, conservação e recuperação de obras públicas do município. As ações abarcam muros, meios-fios, calçamentos, escadarias, redes de drenagem, áreas públicas e edificações públicas em geral, que são realizadas por meio de contratação de empresas especializadas para sua execução.

As atribuições do Secretário Municipal de Obras são:
– Atender o Governo Municipal, representando a Secretaria em reuniões e outros eventos;
Liderar toda a equipe da Secretaria Municipal de Obras, coordenar os projetos e obras demandados à Secretaria, delegando as funções conforme atribuições de cada servidor;
– Conhecer e distribuir os processos junto à chefia de gabinete;
– Estabelecer metas de trabalho e planejamento junto a Comissão Técnica de projetos
Prioritários de Governo;
– Coordenar junto as Secretarias Municipais metas de novas obras para reformas, ampliações e construções de edificações publica e estudos para implantação de novas infraestruturas necessárias para o Município;
– Interagir junto às outras Subsecretaria da SEMO o andamento dos projetos, orçamentos e execução de obras.

Rodrigo de Almeida Bolelli Secretário Municipal de Obras

Secretaria de Obras

Horário de atendimento: 7h às 16h Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo (28) 3155-5308 semo.secretaria@cachoeiro.es.gov.br

Departamentos

I - Avaliar os imóveis pertencentes ao patrimônio publico Municipal, passíveis de alienação,
doação, permuta, locação, desapropriação, passíveis de gravame de ônus e garantias reais e
transmissão de posse direta ou indireta, áreas remanescentes de obras públicas ou resultantes
de modificação de alinhamento e outros;
II - Elaborar o laudo de avaliação e vistoria do imóvel objetivando respaldar o Poder Executivo
Municipal de dados suficientes e inequívocos acerca do real valor do bem imóvel de interesse da
Administração Pública Municipal.

Responsável: Jonei Santos Petri
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3522-7188 E-mail: joneipetri@gmail.com

I - Cadastrar e acompanhar obras e serviços de engenharia, executados pelas unidades
gestoras estaduais e municipais;
II- Alimentar o Sistema Informatizado de Controle de Obras Públicas – Geo-Obras e outros
similares existentes nas esferas Municipal, Estadual e Federal com as informações necessárias;
III- Desenvolver suas atribuições e atividades com fundamento na Resolução TC nº 245/2012 do
TCEES e em normas complementares.
IV - Inserir todos os documentos referentes aos anexos da Resolução TC nº 245/2012 e outros
sistemas similares, nos prazos determinados e em conformidade com as extensões de arquivos definidas.

Responsável: Leticia Santiago Paulino
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3522-7188 E-mail: semo.copop@gmail.com

I - Coordenar e administrar a aplicação do planejamento estratégico estabelecido para sua área;
II - Cordenar o desempenho e resultados dos programas, projetos e atividades empreendidos
sob sua responsabilidade;
III - Coordenar as atividades de planejamento, organização e gerenciamento, relacionadas às
Coordenadorias Executivas constante da estrutura organizacional.
IV - Coordenar as questões administrativas e orçamentárias da Secretaria;
V - Coordenar parcialmente a fase interna do processo licitatório, no que diz respeito ao Termo
de Referência/Projeto Básico;
VI - Coordenar as questões contábeis e orçamentárias da Secretaria;
VII - Coordenar a elaboração e o acompanhamento de cronogramas físico-financeiros
orçamentários das obras a serem executadas;
VIII- Coordenar a comunicação entre a Secretaria e o setor de Captação de Recursos da
SEMGOV, em consonância com a gerência e entidades subsidiadoras de recursos;
IX- Coordenar a elaboração de laudos e relatórios técnicos de vistoria das obras e serviços em
andamento, indicando erros de execução, falhas no cronograma e quaisquer outros defeitos
X - Coordenar a elaboração dos cadastros das vistorias executadas nas obras em andamento;
XI - Coordenar a elaboração pelo setor responsável no tocante a manutenção dos bancos de
dados com informações estatísticas e georreferenciadas sobre as áreas municipais, com
necessidades de obras de drenagem, pavimentação, conservação de prédios públicos, entre
outras;
XII - Coordenar vistorias constantes, tanto nas obras em andamento quanto nas entregues,
dentro do prazo da garantia legal permitida;
XIII - Coordenar a aplicação dos recursos financeiros, patrimoniais, mobiliários e transporte
(frota de veículos da secretaria), quando se fizer necessário;
XIV - Coordenar as obras contratadas visando assim a boa execução do serviço de drenagem,
pavimentação e edificação do Município de Cachoeiro de Itapemirim;
XV - Coordenar o suporte à execução dos serviços contratados de manutenção, construção de
prédios públicos, pavimentação, drenagem e demais obras de infraestrutura que se fizerem
necessárias através do acompanhamento constante de suas gerências;
XVI - Coordenar as vistorias às obras de drenagem, pavimentação, manutenção, ampliação e
construção de edificações contratadas;
XVII - Coordenar e administrar a elaboração das especificações técnicas relativas às obras
públicas;
XVIII - Coordenar e acompanhar e orientar as ações da gerência vinculada à sua coordenação
no cumprimento de seus objetivos;
XIX - Coordenar e acompanhar a execução das obras para fins de ajustamento nos projetos de
arquitetura ou de engenharia, se necessário;
XX - Participar do Núcleo de Análise, Revisão e Aprovação dos processos a serem licitados;
XXI - Coordenar a elaboração de todos os projetos básicos executivos e complementares de
obras solicitadas à SEMO;
XXII - Coordenar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

Coordenador: Rodrigo de Almeida Bolelli
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5308 E-mail: semo.rodrigo@cachoeiro.es.gov.br

I - Coordenar e administrar a elaboração dos projetos técnicos de arquitetura e engenharia,
inclusive projetos complementares, das obras públicas e viárias a serem executadas no âmbito
do Poder Executivo Municipal;
II - Coordenar e administrar a elaboração das especificações técnicas relativas às obras
públicas;
III - Coordenar e acompanhar e orientar as ações da gerência vinculada à sua coordenação no
cumprimento de seus objetivos;
IV - Coordenar e acompanhar a execução das obras para fins de ajustamento nos projetos de
arquitetura ou de engenharia, se necessário;
V - Cumprir outras atividades que sejam oportunas, pertinentes e adequadas à elaboração de
projetos, orçamentos e contratos de obras públicas do Município;
VI - Coordenar e aprovar todos os projetos executados pela sua coordenação;
VII - Participar do Núcleo de Análise, Revisão e Aprovação dos processos a serem licitados;
VIII - Nomear fiscal de projetos, quando for o caso;
IX - Coordenar a elaboração de todos os projetos básicos executivos e complementares de
obras solicitadas à SEMO;
X - Coordenar e auxiliar no desenvolvimento dos Projetos em Auto Cad ou outro sistema similar;
XI - Coordenar e acompanhar a equipe de projetos de topografia;
XII - Coordenar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

Coordenador: Jonei Santos Petri
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3522-7188 E-mail: semo.jonei@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir aos Secretários e equivalentes, e Subsecretários em questões relativas às rotinas de
trabalho da Gerência;
II - Controlar a frequência dos servidores da Secretaria;
III - Efetuar no Sistema de Gestão de Pessoas, lançamentos específicos de verbas legais, tais
como: produtividade, hora extra e demais gratificações;
IV - Efetuar a distribuição de vales-transportes, vale-alimentação e contracheques aos
servidores da Secretaria;
V - Controlar a lotação e movimentação dos servidores da Secretaria;
VI - Providenciar as liquidações nos processos de pagamentos de compras no âmbito da
Secretaria;
VII - Controlar as contas de telefone, água e luz, de imóveis, locados ou do próprio Município,
para atender ao interesse da Secretaria e providenciar seu encaminhamento ao órgão
competente para providências de pagamento;
VIII - Preparar e acompanhar os processos de requisição de taxa de inscrição, diárias e
passagens, e sua prestação de contas;
IX - Despachar, receber e efetuar a distribuição da correspondência encaminhada à Secretaria;
X - Supervisionar os serviços de reprografia da Secretaria;
XI - Supervisionar os serviços de controle do transporte oficial a cargo da Secretaria;
XII - Supervisionar o controle de patrimônio da Secretaria;
XIII - Controlar a movimentação dos materiais de consumo e permanente do almoxarifado da
unidade gestora;
XIV - Responsabilizar-se pelo uso correto, ou seja, para fins específicos de suas funções, de
veículos, equipamentos, máquinas, ferramentas e outros que porvetura atendam à secretaria;
XV - Controlar a transferência dos bens móveis, no âmbito da Secretaria;
XVI - Exercer outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

Responsável: Letícia Santiago Paulino
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3522-7188 E-mail: semo.leticia@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir aos Secretários e equivalentes, e Subsecretários em questões relativas às rotinas de
trabalho da Gerência;
II - Subsidiar as instâncias superiores conforme lhe seja solicitado, no que concerne ao
planejamento e ao processo decisório relativo às políticas, programas, projetos e atividades de
sua área de competência;
III - Solucionar problemas surgidos no âmbito de sua Gerência, submetendo os de maior
relevância e peculiaridade à apreciação superior;
IV - Elaborar relatórios gerenciais, relacionando as atividades e principais ocorrências
observadas na Gerência, apresentando alternativas de soluções, objetivando suprir a
administração superior, com elementos necessários à tomada de decisões;
V - Participar de reuniões com os Secretários e equivalentes, Subsecretários, Assessores e
Assistentes a fim de intercambiar informações, apresentando sugestões, metas de trabalho e/ou
assuntos inerentes à sua área de atuação;
VI - Providenciar a organização e manutenção atualizada dos registros das atividades da
unidade que dirige;
VII - Gerenciar e revisar planilhas orçamentárias, memorial descritivo e projetos;
VIII - Gerenciar a elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico;
IX - Gerenciar e analisar tecnicamente os processos licitatórios – habilitação, classificação,
recursos;
X - Gerenciar e preparar tabelas de composição de preços unitários;
XI - Gerenciar e prestar assessoria à Comissão Municipal de Licitações na análise de
especificações técnicas de materiais, quando solicitado;
XII - Gerenciar a assessorar tecnicamente na análise dos processos no setor jurídico, referente
a sua competência;
XIII - Gerenciar a participação do Núcleo de Análise, Revisão e Aprovação dos processos a
serem licitados, sempre quando autorizado pela sua chefia imediata;
XIV- Gerenciar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas;
XV - Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata.

Responsável: Bárbara Vazzoller Simões
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5308 E-mail: semo.barbara@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir ao Secretário Municipal de Obras, Subsecretários, Coordenadores, no planejamento
e orientação da execução das atividades administrativas e financeiras da Secretaria;
II – Promover suporte à realização dos programas, projetos e atividades da Secretaria;
III - Elaborar o Plano Plurianual - PPA e a proposta orçamentária de cada exercício financeiro,
em conjunto com o Ordenador de Despesas, observados os limites das despesas e receita
definidos pela Secretaria de Fazenda;
IV - Realizar o controle orçamentário e financeiro da Secretaria, através da apuração, análise e
controle de custos;
V - Elaborar projeções da execução orçamentária ao longo do exercício financeiro para
conhecimento e tomada de decisão do Ordenador de Despesas;
VI - Monitorar a utilização dos recursos da Secretaria com emissão periódica de relatórios;
VII - Analisar e classificar a natureza econômica das despesas da Secretaria;
VIII - Indicar dotação orçamentária e elemento de despesa de acordo com a fonte de recursos;
IX - Solicitar remanejamentos, anulações parciais ou totais e suplementações orçamentárias de
acordo com a disponibilidade financeira, dentro dos dispositivos legais;
X - Acompanhar e controlar a execução orçamentária da Secretaria (saldos de empenhos de
contratos e convênios);
XI - Propor medidas de contenção de despesas ao Secretário Municipal de Obras;
XII - Subsidiar as instâncias superiores conforme lhe seja solicitado, no que concerne ao
planejamento e ao processo decisório relativo às políticas, programas, projetos e atividades de
sua área de competência;
XIII - Solucionar problemas surgidos no âmbito de sua Gerência, submetendo os de maior
relevância e peculiaridade à apreciação superior;
XIV - Elaborar relatórios gerenciais, relacionando as atividades e principais ocorrências
observadas na Gerência, apresentando alternativas de soluções, objetivando suprir a
administração superior, com elementos necessários à tomada de decisões;
XV - Participar de reuniões com os Secretários e equivalentes, Subsecretários, Assessores e
Assistentes a fim de intercambiar informações, apresentando sugestões, metas de trabalho e/ou
assuntos inerentes à sua área de atuação;
XVI - Providenciar a organização e manutenção atualizada dos registros das atividades da
unidade que dirige;
XVII - Registrar e fornecer informações e subsídios para a prestação de contas dos convênios
que executam;
XVIII - Providenciar as liquidações nos processos de pagamentos de medições de obras no
âmbito da Secretaria;
XIX - Gerenciar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas;
XX - Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata.

Responsável: Matheus Silva Costa
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5308 E-mail: semo.matheus@cachoeiro.es.gov.br

I - Gerenciar a elaboração dos orçamentos das obras a serem realizadas pela secretaria;
II - Gerenciar a preparar tabelas de composição de preços unitários;
III - Gerenciar e analisar a coletar de preços de materiais de construção;
IV - Gerenciar e elaborar estimativas de custos por demanda das áreas da Secretaria;
V - Gerenciar e elaborar cronograma físico-financeiro orçamentário dos projetos executados;
VI - Gerenciar outras atividades que sejam oportunas, pertinentes e adequadas à definição de
orçamentos e especificações técnicas de projetos referente a orçamentos e custos;
VII - Exercer outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

Responsável: Paulo Cesar dos Santos
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3522-5248 E-mail: semo.paulocesar@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir aos Secretários e equivalentes, e Subsecretários em questões relativas às rotinas de
trabalho da Gerência;
II - Subsidiar as instâncias superiores conforme lhe seja solicitado, no que concerne ao
planejamento e ao processo decisório relativo às políticas, programas, projetos e atividades de
sua área de competência;
III - Solucionar problemas surgidos no âmbito de sua Gerência, submetendo os de maior
relevância e peculiaridade à apreciação superior;
IV - Elaborar relatórios gerenciais, relacionando as atividades e principais ocorrências
observadas na Gerência, apresentando alternativas de soluções, objetivando suprir a
administração superior, com elementos necessários à tomada de decisões;
V - Participar de reuniões com os Secretários e equivalentes, Subsecretários, Assessores e
Assistentes a fim de intercambiar informações, apresentando sugestões, metas de trabalho e/ou
assuntos inerentes à sua área de atuação;
VI - Providenciar a organização e manutenção atualizada dos registros das atividades da
unidade que dirige;
VII – Vistoriar com o objetivo de registrar e fornecer informações e subsídios para a prestação
de contas dos convênios que executam;
VIII – Vistoriar o acompanhamento das etapas de execução das obras;
IX - Vistoriar a qualidade dos serviços executados;
X - Emitir relatórios periódicos sobre o andamento das obras;
XI - Responsabilizar-se pelo uso correto, ou seja, para fins específicos de suas funções, de
veículos, equipamentos, máquinas, ferramentas e outros que atendem a secretaria;
XII - Vistoriar junto a fiscalização de obras de infraestrutura no que diz respeito a manutenção,
ampliação e construção de prédios públicos, praças, logradouros, entre outros;
XIII - Vistoriar o cumprimento do programa de obras preestabelecido no cronograma físico e
financeiro, bem como na aplicação dos materiais estabelecidos no memorial descritivo do
projeto das obras e serviços contratados;
XIV - Vistoriar os dispositivos contratuais de obras de manutenção das edificações, que exijam o
uso de máquinas pesadas, executadas por terceiros quanto às especificações técnicas, prazos,
pagamentos e demais obrigações constantes do cronograma físico-financeiro;
XV - Vistoriar, juntamente com as demais gerências da Secretaria, o desenvolvimento do
cumprimento de obras de execução indireta, quando contratadas com terceiros;
XVI - Vistoriar e promover o controle técnico e de qualidade das obras de manutenção das
edificações e logradouros, executadas;
XVII - Cumprir outras atividades que sejam oportunas, pertinentes e adequadas à execução das
obras do Município;
XVIII - Vistoriar e alimentar o diário das obras ou serviços de prédios públicos e logradouros sob
a sua responsabilidade;
XIX – Vistoriar e relatar qualquer irregularidade referente a execução de obras e serviços sob
sua responsabilidade;
XX – Vistoriar o cumprimento da legislação ao que se refere a utilização dos EPI’s das obras e
serviços da sua responsabilidade;
XXI - Gerenciar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas;
XXII - Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata.

Responsável: Alcinelio dos Santos
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5433 E-mail: semo@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir aos Secretários e equivalentes e Subsecretários em questões relativas às rotinas de
trabalho da Gerência;
II - Subsidiar as instâncias superiores conforme lhe seja solicitado, no que concerne ao
planejamento e ao processo decisório relativo às políticas, programas, projetos e atividades de
sua área de competência;
III - Solucionar problemas surgidos no âmbito de sua Gerência, submetendo os de maior
relevância e peculiaridade à apreciação superior;
IV - Elaborar relatórios gerenciais, relacionando as atividades e principais ocorrências
observadas na Gerência, apresentando alternativas de soluções, objetivando suprir a
administração superior, com elementos necessários à tomada de decisões;
V - Participar de reuniões com os Secretários e equivalentes, Subsecretários, Assessores e
Assistentes a fim de intercambiar informações, apresentando sugestões, metas de trabalho e/ou
assuntos inerentes à sua área de atuação;
VI - Providenciar a organização e manutenção atualizada dos registros das atividades da
unidade que dirige;
VII - Registrar e fornecer informações e subsídios para a prestação de contas dos convênios
que executam;
VIII - Acompanhar as etapas de execução das obras;
IX - Avaliar a qualidade dos serviços executados;
X - Emitir relatórios periódicos sobre o andamento das obras;
XI - Responsabilizar-se pelo uso correto de veículos e equipamentos que atendem a secretaria;
XII - Vistoriar as obras contratadas no seguimento de construção de infraestrutura (muros de
arrimo, escadarias, pontes, drenagem, entre outros);
XIII - Responsabilizar-se pelo uso correto, ou seja, para fins específicos de suas funções, de
veículos, equipamentos, máquinas, ferramentas e outros que atendem a secretaria;
XIV - Vistoriar e alimentar o diário das obras ou serviços de infraestrutura sob a sua
responsabilidade;
XV - Vistoriar e relatar qualquer irregularidade referente a execução de obras e serviços sob sua
responsabilidade;
XVI - Vistoriar o cumprimento da legislação ao que se refere a utilização dos EPI’s das obras e
serviços da sua responsabilidade;
XVII - Gerenciar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas;
XVIII - Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata.

Responsável: Antônio Carlos Moreira da Silva
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5433 E-mail: semo@cachoeiro.es.gov.br

I - Gerenciar e encaminhar os técnicos para vistoria, averiguação e análise de denúncias e
ocorrências, de acordo com a demanda;
II - Gerenciar a elaboração de laudos e relatórios técnicos de vistoria, indicando os riscos, área de
abrangência e população vulnerável, com sugestões de encaminhamento para elaboração de
projetos;
III - Gerenciar a elaboração de laudo de avaliação técnica para encaminhar aos órgãos
competentes para obtenção da liberação de recursos;
IV - Gerenciar, elaborar, identificar e avaliar tecnicamente quando solicitado pelo órgão competente
ou cidadão, laudo e relatório técnico de vistoria, à ser encaminhado ao solicitante, seja ele, civil ou
público para obtenção e liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço)
e outros, nos casos de atendimento aos atingidos por desastres naturais;
V - Quando solicitado, acompanhar e orientar os trabalhos de gestão dos recursos humanos e
materiais a exemplo, Defesa Civil ou órgãos afins, buscando viabilizar, prevenir, reabilitar e
recuperar áreas deterioradas por desastres e de mobilização comunitária (gerência disponibilizada
a exercer trabalhos em parceria com órgãos afins);
VI - Gerenciar quando solicitado, recursos humanos e materiais de que dispõe a SEMO juntamente
com os órgãos parceiros para enfrentamento de situações de desastre;
VII - Gerenciar a manutenção de cadastro das vistorias realizadas permanentemente, referente aos
pontos críticos de risco de desastres de obras da Municipalidade, e as realizadas pela SEMO, a
exemplo, muros de arrimo, escadarias, erosão de ruas, entre outros;
VIII - Gerenciar, desenvolver e manter bancos de dados com informações estatísticas e
georeferenciadas disponibilizando-as quando solicitado, aos órgãos afins, sobre as áreas
municipais com ameaças, vulnerabilidade e risco de desastres;
IX - Gerenciar a realização de vistorias e indicar providências, quando solicitado;
X - Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata;
XI - Exercer outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

Responsável: Marilaine Soares Novello
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5248 E-mail: semo.marilaine@cachoeiro.es.gov.br

I - Assistir aos Secretários e equivalentes, e Subsecretários em questões relativas às rotinas de
trabalho da Gerência;
II - Subsidiar as instâncias superiores conforme lhe seja solicitado, no que concerne ao
planejamento e ao processo decisório relativo às políticas, programas, projetos e atividades de
sua área de competência;
III - Solucionar problemas surgidos no âmbito de sua Gerência, submetendo os de maior
relevância e peculiaridade à apreciação superior;
IV - Elaborar relatórios gerenciais, relacionando as atividades e principais ocorrências
observadas na Gerência, apresentando alternativas de soluções, objetivando suprir a
administração superior, com elementos necessários à tomada de decisões;
V - Participar de reuniões com os Secretários e equivalentes, Subsecretários, Assessores e
Assistentes a fim de intercambiar informações, apresentando sugestões, metas de trabalho e/ou
assuntos inerentes à sua área de atuação;
VI - Providenciar a organização e manutenção atualizada dos registros das atividades da
unidade que dirige;
VII - Registrar e fornecer informações e subsídios para a prestação de contas dos convênios
que executam;
VIII – Vistoriar as etapas de execução das obras;
IX – Vistoriar, visando avaliar a qualidade dos serviços executados;
X - Emitir relatórios periódicos sobre o andamento das obras;
XI - Responsabilizar-se pelo uso correto, ou seja, para fins específicos de suas funções, de
veículos, equipamentos, máquinas, ferramentas e outros que atendem a secretaria;
XII- Vistoriar visando apoiar junto a fiscalização as obras viárias no que diz repeito à
pavimentação, preparação de base e sub-base, fresagem, colocação de meio-fio, entre outros;
XIII - Vistoriar e alimentar o diário das obras de pavimentação ou serviços sob a sua
responsabilidade;
XIV – Vistoriar e relatar qualquer irregularidade referente a execução de obras e serviços sob
sua responsabilidade;
XV – Vistoriar o cumprimento da legislação ao que se refere a utilização dos EPI’s das obras e
serviços da sua responsabilidade;
XVI- Gerenciar e executar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas;
XVII- Atender sempre que solicitado as demandas de sua Chefia imediata.

Responsável: Leonardo Targa
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5433 E-mail: semo.leonardo@cachoeiro.es.gov.br

I - Colaborar com o titular da Secretaria ou de órgão para o qual tenha sido designado, na
direção, orientação, coordenação, supervisão, e avaliação e controle do órgão e de suas
unidades, exercendo as atribuições que lhe forem solicitadas ou formalmente delegadas;
II - Substituir o titular do órgão em seus impedimentos, quando indicado pelo titular da pasta;
III - Auxiliar e assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas funções, e ao Chefe do
Executivo Municipal quando lhe for delegado;
IV - Orientar, controlar e fazer cumprir a política estabelecida, no que se refere ao
planejamento, orientação e definição das atividades desenvolvidas para consecução dos
programas e projetos da área sob sua responsabilidade;
V - Acompanhar a execução e a aplicação do planejamento estratégico estabelecido para sua
área;
VI - Avaliar o desempenho e resultados dos programas, projetos e atividades empreendidos
sob sua responsabilidade;
VII - Apresentar, periodicamente, relatório circunstanciado e crítico sobre as ações
empreendidas, seu monitoramento, desenvolvimento e aperfeiçoamento;
VIII - Auxiliar na implantação de novos métodos de trabalho;
IX - Exercer outras funções técnicas ou administrativas que lhe forem delegadas pelo titular do
órgão;
X - Controlar a saída, o emprego e o recebimento de todo material solicitado nas obras;
XI - Responsabilizar-se pela liberação de materiais solicitados pelos gerentes nas obras;
XII - Acompanhar a execução de todas as obras diretas executadas pelo Município;
XIII - Administrar a elaboração de orçamentos e das especificações técnicas relativas às obras
públicas;
XIV - Acompanhar e orientar as ações das gerências vinculadas à subsecretaria no
cumprimento de seus objetivos;
XV - Acompanhar a execução das obras para fins de ajustamento nos projetos de arquitetura
ou de engenharia, se necessário;
XVI - Acompanhar a elaboração de contratos a serem firmados pela Administração Pública
Municipal, relacionados às obras públicas do Município;
XVII - Cumprir outras atividades que sejam oportunas, pertinentes e adequadas à elaboração
de projetos, orçamentos e contratos de obras públicas do Município;
XVIII - Autorizar previamente as medições realizadas pelo setor de fiscalização, para posterior
homologação do Secretário;
XIX - Participar do Núcleo de Análise, Revisão e Aprovação dos processos a serem licitados;
XX - Nomear fiscal de medição de obras e gestor de contrato, quando for o caso;
XXI - Fiscalizar a execução das obras indiretas, mantendo relatórios periódicos pertinentes,
sempre em conjunto com o fiscal de projeto;
XXII - Coordenar as medições e aditivos realizados pelos fiscais responsáveis, analisando toda
a documentação exigida em contrato, para fins de pagamento, efetuando a liberação prévia,
para posterior liquidação do Secretário;
XXIII - Comunicar ao Secretário qualquer intercorrência que venha ocasionar no andamento da
execução da obra, a exemplo, cronograma físico-financeiro, aditivos de valor ou prazo que
venha interferir no andamento da execução da obra;
XXIV - Coordenar e acompanhar o andamento do cronograma de obras, mantendo relatórios
atualizados, a fim de subsidiar informações ao Governo e Sociedade;
XXV - Assessorar o Secretário em apresentações, eventos e reuniões externas, sempre que
solicitado;
XXVI - Coordenar e auxiliar os Fiscais de Obras nas medições, elaboração de planilhas e
outras funções;
XXVII - Coordenar e auxiliar na elaboração de Termos de Paralisação, Reinício ou quaisquer
outros documentos pertinentes;
XXVIII - Acompanhar e coordenar o lançamento dos Sistema GeoObras e afins, conforme
instrução normativa;
XXIX - Gerir os recursos orçamentários e financeiros disponibilizados para as atividades de sua
área;
XXX - Executar atividades de administração de materiais, patrimônio mobiliário e de transporte
de sua subsecretaria;
XXXI - Exercer outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas pelo Secretário
da pasta.

Responsável: Marcella Salucci Bittencourt
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5433 E-mail: semo.marcella@cachoeiro.es.gov.br

I - Colaborar com o titular da Secretaria ou de órgão para o qual tenha sido designado, na
direção, orientação, coordenação, supervisão, e avaliação e controle do órgão e de suas
unidades, exercendo as atribuições que lhe forem solicitadas ou formalmente delegadas;
II - Substituir o titular do órgão em seus impedimentos, quando indicado pelo titular da pasta;
III - Auxiliar e assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas funções, e ao Chefe do
Executivo Municipal quando lhe for delegado;
IV - Orientar, controlar e fazer cumprir a política estabelecida, no que se refere ao
planejamento, orientação e definição das atividades desenvolvidas para consecução dos
programas e projetos da área sob sua responsabilidade;
V - Acompanhar a execução e coordenar a aplicação do planejamento estratégico estabelecido
para sua área;
VI - Avaliar o desempenho e resultados dos programas, projetos e atividades empreendidos
sob sua responsabilidade;
VII - Apresentar, periodicamente, relatório circunstanciado e crítico sobre as ações
empreendidas, seu monitoramento, desenvolvimento e aperfeiçoamento;
VIII - Auxiliar na implantação de novos métodos de trabalho;
IX - Exercer outras funções técnicas ou administrativas que lhe forem delegadas pelo titular do
órgão;
X - Controlar a saída, o emprego e o recebimento de todo material solicitado nas obras;
XI - Responsabilizar-se pela liberação de materiais solicitados pelos gerentes nas obras;
XII - Coordenar, administrar e encaminhar os técnicos para vistoria, averiguação e análise de
denúncias e ocorrências;
XIII - Fiscalizar a elaboração de laudos e relatórios técnicos de vistoria das obras e serviços em
andamento, indicando erros de execução, falhas no cronograma e quaisquer outros defeitos
para a boa execução das obras e serviços executados;
XIV - Coordenar, acompanhar e orientar os trabalhos de gestão das obras contratadas em
consonância com as gerências sob sua responsabilidade;
XV - Manter o controle/cadastro das vistorias executadas nas obras em andamento;
XVI – Fiscalizar, desenvolver e manter bancos de dados com informações estatísticas e
georreferenciadas sobre as áreas municipais com necessidades de obras de drenagem,
pavimentação, conservação de prédios públicos, entre outras;
XVII - Promover vistorias constantes, tanto nas obras em andamento quanto nas entregues,
dentro do prazo da garantia legal permitida;
XVIII – Fiscalizar e promover a utilização dos recursos financeiros, patrimoniais, mobiliários e
transporte (frota de veículos da secretaria), quado se fizerem necessário;
XIX - Fiscalizar as obras contratadas dando-lhes suporte topográfico e de pessoal, visando
assim a boa execução do serviço de drenagem, pavimentação e edificação do Município de
Cachoeiro de Itapemirim;
XX – Promoção da orientação e suporte à execução dos serviços contratados de manutenção,
construção de prédios públicos, pavimentação, drenagem e demais obras de infraestrutura que
se fizerem necessárias através do acompanhamento constante de suas gerências;
XXI - Coordenar e vistoriar as obras de manutenção, ampliação e construção de edificação
contratadas, mantendo os diários de obra em dia, obrigação legal de cada contrato em
execução no município até o seu término e posterior termo de entrega;
XXII - Coordenar e vistoriar as obras de drenagem e pavimentação, mantendo os diários de
obra em dia, obrigação legal de cada contrato em execução no município até o seu término e
posterior termo de entrega;
XXIII – Coordenar, fiscalizar as empresas contratadas acerca da utilização de equipamentos de
EPI’s para subsidiar relatórios de inspeção e bom andamento do serviço e obras executados;
XXIV - Exercer outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas pelo Secretário
da pasta.

Subsecretário: Marcos Antônio Rezende Caetano
Horário de atendimento: 7h às 16h Endereço: Rua Agildo Romero, s/n - São Geraldo Telefone: (28) 3155-5433 E-mail: semo.marcosantonio@cachoeiro.es.gov.br