Secretaria de Segurança

Secretaria de Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) tem por finalidade gerenciar as ações e políticas públicas municipais para a proteção da sociedade e de patrimônios públicos, promovendo a prevenção à violência. A Semseg coordena instituições estratégicas para promoção da segurança, como a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil, que se somam aos demais órgãos de nível federal e estadual que desenvolvem ações na área dentro do município. A pasta realiza, ainda, projetos de cunho educativo, com ênfase nas políticas sociais e na promoção da cidadania e dos direitos humanos.

Ruy Guedes Barbosa Junior Secretário de Segurança

Secretaria de Segurança

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (Defesa Civil e Guarda Municipal em regime de plantão após expediente) Administração
Rua Vinte e Cinco de Março, 10, Ed. Santa Catarina – sala 201/202 – Centro. CEP: 29300-100

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil
Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz. CEP: 29309-803
(28) 3155-5332

Disque Denúncia
Telefone: 181

Polícia Militar
Telefone: 190

Corpo de Bombeiros
Telefone: 193

Defesa Civil
Telefone: 199 / (28) 98814-3497 (plantão 24h)
semset.gab@cachoeiro.es.gov.br

Departamentos

Responsável por planejar e organizar as atividades relativas à segurança de pessoas, bens, serviços, logradouros e instalações municipais. Telefone: (28) 3155-5211

Responsável por determinar a abertura de sindicância para apurar qualquer denúncia envolvendo infração funcional de servidor da GCM.

Responsável por manifestar-se sobre assuntos de natureza disciplinar da GCM e pela instauração de Processo Administrativo Disciplinar, quando necessário.

Responsável por analisar denúncias e elaborar os laudos e relatórios técnicos de vistoria a respeito de possíveis áreas de risco em infraestrutura, assessorando a Defesa Civil.

Responsável por comunicar aos órgãos de defesa civil, nas três esferas de governo, e aos órgãos de apoio ao Sistema de Defesa Civil, as ocorrências de sinistro e situações de vulnerabilidade.

Responsável por inspecionar o cumprimento da legislação, normas e procedimentos por parte dos Guardas Municipais no exercício das suas atividades.

Responsável pelas atividades de segurança direcionadas à rede municipal de ensino.

Responsável por operacionalizar a política, as diretrizes e os programas de segurança definidos para o município.

Responsável por prover e manter as logísticas referentes a uniformes, transportes, comunicações, armas e munições, dentre outros equipamentos dos agentes de segurança.

Responsável por gerenciar a operacionalização das atividades relativas à prestação dos serviços de videomonitoramento do município.

Responsável por assistir ao Secretário Municipal de Segurança e Trânsito no planejamento e orientação da execução das atividades administrativas e financeiras da Secretaria.