Metas

Conferência Municipal de Turismo termina nesta quinta-feira (24)

Objetivo do evento é definir plano de metas de curto, médio e longo prazos
Foto: Márcia Leal

Na noite desta terça-feira (22), foi aberta a Conferência Municipal de Turismo de Cachoeiro, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). A cerimônia aconteceu no auditório do Bristol Easy Hotel, no bairro Gilberto Machado, e contou com a presença de representantes dos segmentos turísticos, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de autoridades de Cachoeiro e região e do secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana.

Um dos destaques da abertura foi o lançamento da nova edição do Guia Turístico do município, cujos exemplares serão disponibilizados em centros culturais e no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado no Museu Ferroviário “Domingos Lage”. Também será possível baixá-lo no site da prefeitura (cachoeiro.es.gov.br), a partir desta quinta (24).

Na ocasião, ainda foi apresentado o aplicativo para celular “Descubra Cachoeiro”, desenvolvido para que cachoeirenses e visitantes tenham acesso a informações sobre o patrimônio local, eventos e serviços relativos à área de turismo. O app será disponibilizado nas lojas virtuais nos próximos dias.

A secretária de Cultura e Turismo do município, Fernanda Martins, ressaltou a importância dessas novidades. “Cachoeiro tem uma enorme vocação turística, e o aplicativo Descubra Cachoeiro e o Guia Turístico são ferramentas relevantes dentro do que planejamos para desenvolver o turismo local e regional”, salientou.

Fechando o primeiro dia da conferência, o diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Felipe Ramaldes, compartilhou experiências da capital capixaba no setor turístico em uma palestra.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, reforçou o compromisso da gestão em tornar a atividade turística do município mais forte e competitiva. “Essa conferência é crucial para a elaboração do planejamento para desenvolvermos e explorarmos o enorme potencial turístico que temos, de modo a tornar Cachoeiro um destino cada vez mais procurado”, completou.

O secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana, endossou a importância da conferência para as políticas na área de turismo e pontuou: “Os ativos turísticos que Cachoeiro tem precisam ser exaltados não apenas pelos visitantes, mas pelos próprios conterrâneos”.

A solenidade contou, ainda, com uma apresentação musical da cantora Amélia Barretto e da violonista Alessandra Biato.

Conferência Municipal de Turismo

Aberta à participação popular, a Conferência Municipal de Turismo vai estabelecer uma plano de metas de curto, médio e longo prazos para o fortalecimento do turismo em Cachoeiro.

O evento segue com atividades no auditório do Bristol Easy Hotel, bairro Gilberto Machado, até esta quinta (24), quando serão debatidos os eixos “Turismo Urbano e Negócios” e “Turismo cultural e economia criativa”. Além disso, ao meio-dia haverá um city tour pelos pontos turísticos de Cachoeiro para os participantes do evento, realizado pela Semcult.

Nesta quarta (23), os eixos “Educação patrimonial” e “Turismo rural, esportivo, religioso e ecoturismo” foram os principais pontos de discussão.

Participe!
Quinta-feira, 24/10

8h – Credenciamento e café da manhã
9h – 3º Eixo: “Turismo Urbano e Negócios”