Notícias

No Shopping Sul

ExpoSul Gastronomia segue até este sábado (3); veja programação

Chefs de diferentes regiões ensinam receitas em aulas-show
Foto: Márcia Leal/PMCI

Teve início, nesta quinta-feira (1) e seguirá até sábado (3), no Shopping Sul, em Cachoeiro, a ExpoSul Gastronomia. Aberto das 14h às 20h, o evento possibilita ao visitante aprender receitas com chefs prestigiados, conhecer e adquirir as delícias produzidas pelas agroindústrias da região e os trabalhos dos artesãos cachoeirenses e ter acesso a muitas outras atrações.

Em seu primeiro dia, a feira atraiu um público expressivo, incluindo pessoas de cidades vizinhas. Foi o caso de Luana Salvador, moradora de Rio Novo do Sul, que aprovou a iniciativa.

“Estou achando bem interessante, é uma ótima oportunidade para os trabalhadores se apresentarem em um evento desse porte, que alcança muitas pessoas, de diferentes regiões. A feira é uma grande vitrine e, mesmo com a pandemia, é muito importante a realização, seguindo todos os protocolos de segurança”, afirma.

O evento gera negócios para os expositores. Dentre os representantes da exposição de artesanato, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Andressa Maria Vilar comemora a oportunidade de participar.

“Trabalho há 5 anos com artesanato e sempre procuro participar das feiras. A ExpoSul é uma grande oportunidade para que mais pessoas conheçam as peças que eu produzo, como jogo de banheiro, cozinha e toalhas de mesa”, explica.

Com mais de 12 horas de programação, em três dias de evento, a feira reúne expositores de diferentes regiões, com intuito de valorizar os produtos, trazer mais visibilidade e ajudar na economia.

Karla Falqueto trouxe, de Venda Nova do Imigrante, uma iguaria típica e muito conhecida do município. “O socol é uma especialidade da minha família. É a segunda vez que estamos participando de uma edição da ExpoSul e é ótimo para conhecerem meu produto, além da possibilidade de fazer contatos para vender futuramente”, ressalta a produtora.

Abertura oficial

A abertura oficial da ExpoSul Gastronomia foi realizada na tarde desta quinta e reuniu autoridades e representantes das organizações realizadoras e parceiras do evento.

“Com a pandemia, a ExpoSul, que começamos a realizar em 2017, precisou se reinventar, para continuar dando sua contribuição ao fomento de novos negócios. É fundamental apoiar eventos como esse, que são importantes para a economia da cidade e região”, avaliou o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes.

O presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes, ressaltou que a ExpoSul é uma feira integradora, que atende a todos os públicos. “Ela nasceu para promover encontros do produtor rural com o consumidor. Gostaria de agradecer a todos os expositores que passaram por aqui, pois todos nós estamos lutando, para recuperar esses setores, que foram afetados pela pandemia”, disse.

“Essa feira espalha a cultura regional e abre espaço para empreendedores divulgarem seus produtos e para conquistarem e fidelizarem clientes”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

A ExpoSul Gastronomia é uma realização da Prefeitura e do Sindicato Rural de Cachoeiro, com apoio institucional do Sistema Faes | Senar-ES | Sindicatos Rurais e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O evento também pode ser acompanhado pela internet. A transmissão ao vivo, pelo YouTube e redes sociais do evento, é feita das 15h às 19h.

Confira a programação
Sexta-feira (2 de julho)
– 14h10 – Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidado da vez: chef Fabiano Giori, instrutor do Senar ES, com o prato Tilápia ao molho.
– 15h20 – Passeio pela feira, mostrando as agroindústrias.
– 15h35 – Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidados da vez: Chef Rafael Teixeira, de Venda Nova do Imigrante; a agroindústria Bel Fungo, de Domingos Martins, com os pratos Soteco tradicional e Soteco vegano; chef Dalza Simonato com sorvetes Alegratto, de Jerônimo Monteiro, e a agroindústria chocolates Popol Vuh, de Atílio Vivácqua.
– 16h00 – Receita do chef – aula-show no Espaço CafES.
Convidada da vez: chef Kelly Feitosa, instrutora do Senar/ES, com o prato Cheesecake para dietas especiais (zero glúten, zero lactose ou zero açúcar).
– 16h15 – Direto do Município – turismo e gastronomia do Sul Capixaba.
Direto de Marataízes, com participação da Chef Christian Schayder, do restaurante Falésias Beach.
– 16h55- Orgulho Capixaba – bate-papo com o Sebrae sobre Indicação Geográfica (IG) dos cafés do Espírito Santo
– 17h00- Hora do Café – aula-show com convidados do barista Marcelo Moreno, no Espaço CafES/Senar.
Convidados da vez: mestre de torra Mário Zardo, especialista em cafés da montanha, e a barista Lara Altoé, da cafeteria Altoé da Montanha, de Venda Nova do Imigrante.
– 17h15- Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidadas da vez: Marly da Tapioca, de Iriri, Anchieta e agroindústria D’Aviano, de Alegre.
– 17h30 – Delícia de Longe – receitas que vêm do estrangeiro.
Convidados da vez: Rossana Ávila e chef Philip Markijohn – de Jacksonville, Flórida/EUA; Priscilla Martins, de Perth, Austrália Ocidental.
– 17h45 – Direto do Município – turismo e gastronomia do Sul Capixaba
Direto de Venda Nova do Imigrante, com participação do Chef Renato Santos, restaurante Nossa Vida, Venda Nova do Imigrante.
– 18h40 – Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidadas da vez: chef Kênia Mota, restaurante Batelão, Castelhanos/ Anchieta; chefs Cláudia e Gabriela, Gastrochef, Vitória e agroindústria Linguiça Thompson, de Rio Novo do Sul.
– 19h- Roda de Chefs – encontro divertido e informal de chefs em torno de uma panela.
Prato do dia: Massas ao molho, com a participação da chef Cravelina Maria; da Chef Ana Venturim, do chef Renato Santos e das agroindústrias Massas Venturim e Luzia e Nair, de Venda Nova.

Sábado (3 de julho)
– 14h10 – Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidado da vez: chef Fabiano Giori, instrutor do Senar ES.
– 15h – Início da transmissão ao vivo da ExpoSul Gastronomia, pelo canal do Youtube da Exposul Rural. Participação de chefs e autoridades convidadas.
– 15h20 – Receita do Chef – aula-show com convidados do Chef Gilson Surrage no Espaço Gourmet.
Convidada da vez: Chef Ivane Rezende, restaurante Panela de Barro, Cachoeiro de Itapemirim.
– 15h35 – Hora do café – aula-show de torra e extração com convidados do barista Marcelo Moreno, no Espaço CafES/Senar.
Convidados da vez: mestre de torra Tales da Silva de Souza (Cafesul, especialista em torra de conilon) e Artur, barista da Aryabe Café & Bistrô, de Anchieta,
Mesa Posta- Café Colonial Pó de Mulheres, da Cafesul, Muqui.
– 15h50 – Orgulho Capixaba – bate-papo com o Sebrae sobre Indicação Geográfica (IG) dos cafés do Espírito Santo.
Convidado da vez: Renato Theodoro, presidente da Cafesul.
– 16h05 – Direto do Município – turismo e gastronomia do Sul Capixaba.
Direto de Anchieta, com a participação da chef Layza Garcia, restaurante Moqueca do Garcia, da praia de Ubu; do chef Ragner da Mata, do restaurante Papaco’s, da praia de Castelhanos e do chef Gilson Surrge, da praia de Iriri.
– 16h45 – Receita do Chef.
Convidados da vez: chef João Felipe, Restaurante Toca da Truta, Ibitirama, e agroindústria Mariolas Laquini, de Rio Novo do Sul.
– 17h00 – Direto do Município – turismo e gastronomia do Sul Capixaba.
Direto de Muqui, com a participação do Chef Anderson Facine, do sítio Pé de Serra.
– 17h40 – Orgulho Capixaba – bate-papo com o Convention Bureau dos Vales e do Café.
– 17h50 – Receita do Chef.
Convidados da vez: grupo Muladeiros de Respeito, chefs country Alexandre e Simon.
– 18h – Hora do café – aula-show de torra e extração com o barista Marcelo Moreno, no Espaço CafES/Senar.
Drink da hora: tropeiro gelado.
– 18h15 – Delícia de Longe – receitas que vêm “do estrangeiro”.
Convidados da vez: Paulo Randow e chef Dulcineia, Pará/ Amazônia.
– 18h30 – Roda de Chefs – encontro divertido e informal de chefs em torno de uma panela.
Pratos do Dia: Panzanela, com participação do chef Hamilton Martins, e acochadinho de bacon com calabresa, com Maria Izabel e Clovis Ceará.