Itaúna

Cachoeiro serve de referência em tecnologia para município mineiro

Comitiva da Prefeitura de Itaúna buscou conhecimentos sobre aplicativos e outros sistemas
Foto: Montagem/PMCI

A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação (CTI), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu, nesta terça-feira (05), uma comitiva da Prefeitura de Itaúna (MG), que veio a Cachoeiro com o objetivo de conhecer projetos de soluções em tecnologia que estão sendo implantados no município.

Dentre os sistemas apresentados aos profissionais do município mineiro estão: o sistema de georreferenciamento; o novo sistema tributário e o sistema Cachoeiro – Cidade Digital. Além disso, a equipe também pode conhecer toda a infraestrutura presente hoje no município para que esses sistemas funcionem de maneira satisfatória.

De acordo com o coordenador executivo de Tecnologia da Informação de Cachoeiro, Élcio Paes de Sá Neto, a comitiva conferiu as atividades que a CTI vem desenvolvendo e todas as melhorias que os sistemas, aplicativos e projetos estruturantes trazem de benefícios à gestão municipal e à população.

“Cachoeiro tem se tornado referência em tecnologia de informação na gestão pública. É uma satisfação poder compartilhar essas experiências de sucesso com outros municípios brasileiros, pois os nossos projetos e serviços tecnológicos são pensados para oferecer o melhor, mais fácil e mais rápido atendimento ao cidadão cachoeirense”, destaca Élcio.

Para o secretário de Regulação Urbana de Itaúna (MG), Thiago Araújo, a visita alcançou o objetivo, no que diz respeito ao contato com a expertise da Prefeitura de Cachoeiro acerca de soluções em tecnologia, tanto dos projetos que já foram implantados, quanto dos que estão em fase de implantação.

“Os projetos que conferimos são, de fato, robustos o suficiente para agregar valores junto aos munícipes de forma geral. Pudemos observar a eficiência mediante os processos administrativos de toda a prefeitura e suas respectivas secretarias, tanto no que diz respeito à implementação, quanto no sentido de estrutura técnica, física e de pessoal”, relata Thiago Araújo a respeito do sistema Cachoeiro – Cidade Digital.

O sistema de georreferenciamento de Cachoeiro foi considerada como a ferramenta de maior destaque para o município de Itaúna, visto que envolve, diretamente, todos os setores do órgão público, além de se tratar de um instrumento desejado para a administração da cidade mineira.

“Fomos muito bem recebidos e, mediante esse tratamento, Cachoeiro foi uma escolha feliz, não somente pelo seu aparato técnico, mas também pela eficiência na gestão. Nesse sentido, agradecemos”, finaliza o secretário de Regulação Urbana de Itaúna.

Onde são desenvolvidas essas tecnologias?

A Coordenadoria Executiva de TI é a área responsável pelas ações em Tecnologia da Informação para uso dos órgãos da Prefeitura de Cachoeiro e da população cachoeirense. Está à frente do desenvolvimento e gestão dos conjuntos de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e o uso da informação, do armazenamento, do processamento e da comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão disponibilizados para o munícipe.

A Coordenadoria de TI está vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda e absorveu as funções que eram desenvolvidas pela extinta Dataci – Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim.