Prestação de contas

Cachoeiro implementou pacote de medidas ambientais em 2019

Município elabora planos municipais de Saneamento, Arborização e Manejo do Mona Itabira
Foto: Márcia Leal/PMCI

O trabalho de preservação do meio ambiente em Cachoeiro de Itapemirim está sendo beneficiado com uma série de medidas iniciadas em 2019, visando soluções de longo prazo. Esse é um dos destaques do relatório anual de prestação de contas da Secretaria Municipal de Ambiente (Semma).

Em novembro, foram iniciados os trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento, conduzido por uma equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com prazo de conclusão previsto para 18 meses. O trabalho abrangerá atualização do que consta no Plano Municipal de Água e Esgoto, criado em 2011 no município, e medidas inéditas para a gestão dos resíduos sólidos da cidade.

No mesmo mês, foi iniciada a revisão do Plano de Manejo do Mona Itabira por uma empresa contratada pela concessionária dos serviços de fornecimento de luz e energia do Espírito Santo, a partir de um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental. O novo Plano de Manejo visa criar diretrizes para o uso do solo na região.

E teve início, ainda, a elaboração da Política Municipal de Arborização, que vai nortear a gestão e expansão da arborização urbana.

Preservação dos recursos hídricos

O projeto Nascentes Vivas, que atua desde 2018, manteve a preservação de 36 nascentes no interior do município. O projeto também foi beneficiado com a doação, em novembro, de um veículo pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que permitirá ampliar sua área de abrangência.

Além disso, equipes da Semma retiraram, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), mais de 4 toneladas de resíduos de córregos de bairros e distritos de Cachoeiro, incluindo os de Itaoca, Pacotuba, Gruta, e alguns trechos dos córregos de Monte Líbano, Monte Cristo e Santo Antônio.

Educação ambiental

O projeto de lei que institui a Política Municipal de Educação Ambiental foi encaminhado para a Câmara Municipal, e o seu órgão gestor foi criado por decreto, que passou a contar com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A secretaria realizou, também, programações especiais para os dias da Água, da Árvore e do Meio Ambiente, com palestras e oficinas de educação ambiental. Estas iniciativas alcançaram cerca de 3.000 pessoas durante o ano.

Foi realizado, ainda, o projeto Caixa Ecológica, que reuniu ações lúdicas para conscientização ambiental de estudantes com idade até 12 anos, por meio de uma caixa montável, que se transforma em uma estante com livros sobre ecologia. Outro projeto feito foi o “Pilhando”, que recolheu 359,7 quilos de pilhas, 49,8 quilos de baterias de celular usadas e 80 quilos de outros tipos de baterias, para serem descartadas de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.

Fiscalização

Outra área de atuação importante da Semma é a de fiscalização ambiental. Em 2019, foram realizadas 1.487 vistorias em empreendimentos industriais e comerciais, inlcuindo serviços para verificação de regularização ambiental.

“Em 2019, focamos em projetos e atividades-chave que serão essenciais para impulsionar as demais ações de preservação do meio ambiente em Cachoeiro, como a revisão dos planos municipais que estavam pendentes há anos. Também tivemos ótimos resultados com projetos de educação ambiental”, comemora a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

“Sempre foi nosso compromisso, desde o início da gestão, atualizar as bases legais e retirar os entraves que dificultam a adoção das medidas ambientais necessárias ao município. Demos passos importantíssimos em 2019, e seguiremos na direção certa este ano”, completa o prefeito Victor Coelho.