NOVO FINANCIAMENTO PARA OBRAS

MAIS OBRAS COM O NOVO FINANCIAMENTO

CLIQUE AQUI e veja os projetos que serão financiados.


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NOVO FINANCIAMENTO

1 – Por que um financiamento no último ano de governo?

O financiamento não começou em 2024. O processo de captação desse recurso nasce no início de 2023, quando a prefeitura vislumbrou a possibilidade de apresentar os projetos ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF) e disputar com centenas de outros municípios brasileiros, o acesso a esse financiamento. Foram apresentados dezenas de projetos pela prefeitura de Cachoeiro e alguns deles foram aprovados, não todos. Portanto, o processo de financiamento não se inicia em 2024 e, sim, em 2023.

2 – Por que só Cachoeiro está fazendo financiamento?

Não é apenas Cachoeiro que utiliza financiamento para viabilizar obras. O Governo do Estado do Espírito Santo, por exemplo, captou R$ 630 milhões junto ao BNDES para investir em rodovias capixabas. A prefeitura de Vitória da Conquista, na Bahia, também conseguiu mais de 70 milhões de dólares para obras. O mesmo em municípios como Porto Alegre, Santos, Jacareí, entre outros.

3 – Quais obras serão contempladas com o financiamento?

Serão mais de 20 obras, entre elas: Parque da Ilha da Luz; reforma da Praça de Fátima; Ciclovias; Centro Esportivo Arena Itabira; entre diversas outras que vão levar calçamento de ruas, áreas de lazer e cultura distribuídos em vários bairros como Arariguaba, Boa Esperança, Campo Leopoldina, Coronel Borges, Bela Vista, IBC, Monte Belo, Rubem Braga, Rui Pinto Bandeira, Beira Rio, Valão, Gilson Carone, São Vicente, Monte Alegre, Córrego dos Monos, Nossa Senhora da Penha, Nova Brasília, Mercado Quincas Leão (Mercado da Pedra), Mercado do Amarelo.

4 – O financiamento vai deixar o município endividado?

Atualmente, a prefeitura de Cachoeiro tem plena capacidade de pagar o financiamento, que só é liberado para quem tem condições de pagar. Como a prefeitura está com as contas em dia e equilibradas, o Banco de Desenvolvimento da América Latina aprovou os projetos e o financiamento deles.

5 – Financiamento em dólar é mais caro e mais arriscado?

Não. A linha histórica de variação do valor do dólar, pelo menos nos últimos 15 anos, mostra que o preço é estável e garante segurança para quem investe ou recebe investimentos. No caso de 2022 e 2023, por exemplo, o dólar baixou 7,2% e 8,4%, respectivamente.

6 – E quais as vantagens de fazer o financiamento com o CAF?

A taxa de juros interna é três vezes maior que a externa e carência para o pagamento é maior (6 anos);

7 – Quando começam as obras?

A contratação de obras será por etapas, conforme exigência do próprio banco. Não serão todas executadas ao mesmo tempo. Assim que uma obra iniciar, para começar outra é preciso concluir pelo menos 80% da primeira. Ou seja, levando em conta os prazos naturais que uma obra exige, é possível que das mais de 20 obras previstas no financiamento, apenas uma tenha início em 2024. As demais ficarão para os próximos anos.