Nesta quarta (30)

Ação de conscientização sobre a Aids ofertará serviços no Centro

Testes rápidos e aferição de glicemia estão entre os serviços que serão disponibilizados
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará, na praça Jerônimo Monteiro, Centro, das 8h às 12h, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro.

No local, uma equipe do Centro de Referência em Infectologia “Abel Santana” (Crias) realizará testes rápidos para detecção de HIV (Aids), hepatites e sífilis. Além disso, o público adulto terá a oportunidade de atualizar o cartão de vacina (antitetânica, Covid-19 e hepatite tipo B).

Em parceria com a Faculdade Multivix, a ação irá ofertar, ainda, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição de massa muscular corporal.

“Queremos chamar a atenção da população quanto à prevenção, proteção, diagnóstico, assistência e tratamento para combater a Aids. Ações como essa são importantes para ampliarmos o acesso à informação, principalmente, entre os jovens”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Diagnóstico e tratamento

Em Cachoeiro, o Crias disponibiliza, ao longo do ano, testes rápidos para detecção da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis e, em caso de resultado positivo, o tratamento é iniciado, imediatamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que inclui médico, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e outros profissionais da saúde disponíveis que atuam no local.

Situado na rua Mario Imperial, número 23, bairro Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos), o Crias funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Dúvidas sobre os atendimentos e serviços oferecidos podem ser esclarecidas pelos telefones: (28) 3155-5387 ou 3511-8246.