Notícias

Ação leva testes rápidos de HIV e sífilis à Praça Jerônimo Monteiro

Será neste sábado (31), das 8h às 12h; resultado sai em 15 minutos

Neste sábado (31), a equipe do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) estará na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, realizando testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação ocorrerá das 8h às 12h, com o objetivo de facilitar o acesso aos exames.

Feito a partir de uma pequena amostra de sangue, o teste é gratuito e o resultado sai em 15 minutos.

Para fazer a testagem, basta que a pessoa tenha 18 anos ou mais, leve documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em casos positivos, o Crias fará o encaminhamento para tratamento, que é gratuito.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro pretende descobrir e tratar novos casos das doenças, o mais rapidamente possível, evitando o aumento do número de pessoas afetadas.

“É muito importante que as pessoas realizem a testagem rápida pois as doenças em questão têm um início silencioso, sem sintomas percebidos pelos pacientes. Aqueles que se submeteram a situações de risco de contágio, como relação sexual sem preservativo com parceiro ou parceira casual, devem procurar o serviço, sábado pela manhã”, informa a enfermeira Kamila Gomes Marvila.

Testes estão disponíveis no Crias

Os testes rápidos já fazem parte das rotinas de diagnóstico em Cachoeiro. As pessoas que, porventura, tenham feito sexo sem camisinha com parceiro casual ou compartilhado seringas podem requerer o exame na sede do Crias, localizada à rua Mário Imperial, 23, bairro Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 16h.