No sábado (9)

Ação levou serviços públicos aos moradores do bairro Gilson Carone

Moradores contaram com atendimentos em diversas áreas
Foto: Patricia Pim/PMCI

No último sábado (9), a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu o Dia D Cidadania, no Residencial Otilio Roncetti, localizado no bairro Gilson Carone.

A ação levou à população serviços ofertados pela Assistência Social do município, tais como Garantia de Direitos por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o fortalecimento do Vínculo dos Centros de Convivência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Acessuas (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), visando promover a inserção no mercado de trabalho aos jovens no seu primeiro emprego, além de qualificação com certificação.

Durante o evento, foram disponibilizadas orientações para adesão e atualização do Cadastro Único e demais benefícios que os assistidos têm direito a receber. Também houve serviços de orientação para a Segurança Alimentar, tais como: dinâmica de demonstração de alimentos ultraprocessados; avaliação antropométrica; esclarecimentos sobre cesta verde e apresentação do Banco de Alimentos.

Além disso, o público presente também contou com renegociação de dívidas municipais, divulgação sobre o Serviço Família Acolhedora e o Projeto de Apadrinhamento, informações sobre o acesso ao Programa da Primeira Infância no SUAS/Crianças Feliz, além de atendimento de saúde para mulheres, como aferição de pressão arterial, marcação de mamografia e exame preventivo.

“Gostamos muito dessa iniciativa. Eu, por exemplo, tenho meus filhos e às vezes fica difícil ir até o centro da cidade, então estou aproveitando a oportunidade e resolvendo várias coisas”, afirmou Maria José das Neves, moradora do residencial.

A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos (Semcit), Governo (Semgov), Saúde (Semus), Fazenda (Semfa) e da Controladoria Geral do Município.

“Tivemos um momento especial com atendimento especializado às mulheres, além de proporcionar um espaço para as crianças brincarem e se divertirem enquanto os pais recebiam os atendimentos. Foi uma oportunidade valiosa de contribuir para o desenvolvimento dos cidadãos de Cachoeiro”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roselane de Araujo.

“Nossa gestão tem um compromisso firme com o bairro Gilson Carone. Além de promover transformações significativas na infraestrutura urbana, também estamos, sempre, atentos às demandas sociais, e o Dia D Cidadania foi uma excelente oportunidade de levarmos serviços públicos importantes para a população”, frisa o prefeito Victor Coelho.