Ação na praça Jerônimo Monteiro encerra campanha Janeiro Branco

Diversos serviços de saúde serão oferecidos no local, na manhã desta quarta (30)

Uma série de atividades na praça Jerônimo Monteiro, nesta quarta-feira (30), marcará o encerramento do Janeiro Branco em Cachoeiro de Itapemirim. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a campanha tem como foco o cuidado com a saúde mental.

No evento, que ocorrerá durante a manhã, das 8h às 11h, haverá consultas gratuitas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação para adultos (contra tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral), teste rápido de sífilis, além de orientações com foco em saúde mental e, ainda, sobre hanseníase – doença cujo Dia de Combate foi lembrado, mundialmente, nesta segunda (28).

Os serviços serão ofertados por profissionais das coordenações de Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) e enfermeiros das unidades básicas de saúde (UBS) e psicólogos.

Na terça (29), véspera do Dia D na praça, a UBS do bairro BNH de Baixo vai disponibilizar aos moradores da região, a partir das 13h, atendimento médico individual em saúde mental.

Ao longo deste mês, com o objetivo de levar à população acesso a serviços que tratem diretamente do bem-estar psicológico e social, a Semus promoveu nas unidades atendimentos, encontros e palestras informativas, com temas como prevenção do suicídio e de transtornos psicológicos.

A campanha será, ainda, o mote para a criação de grupos permanentes nas UBS que tenham como enfoque principal a saúde mental, com o apoio de equipe multiprofissional e propostas de ações preventivas.

“Chegamos à etapa final do Janeiro Branco com a sensação de dever cumprido, que foi ressaltar, em nossas ações, a importância de auxiliarmos e darmos o devido tratamento às pessoas que sofrem com algum transtorno emocional ou mental. Ações estas que serão intensificadas, após a campanha, por meio dos grupos permanentes”, destaca Luciara Botelho, secretária municipal de Saúde.