Notícias

Ação orienta motoristas e pedestres sobre boas práticas no trânsito

A atividade faz parte da Semana de Trânsito do município, que segue com atividades até a próxima segunda (25)

Uma equipe do Departamento de Educação Cidadã, ligado à Secretaria de Defesa Social de Cachoeiro (Semdef), realizou uma panfletagem nesta quinta (21), pela manhã e à tarde, em frente à praça Jerônimo Monteiro. O objetivo foi conscientizar condutores e pedestres sobre práticas adequadas no trânsito.

A atividade faz parte da Semana de Trânsito do município, que segue até a próxima segunda-feira (25) com ampla programação, e tem como tema “A minha escolha faz a diferença no trânsito”. Cerca de 200 veículos foram alvo da abordagem apenas pela manhã, com boa receptividade por parte dos condutores.

“O panfleto reúne informações importantes para todas as pessoas envolvidas no trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Durante a panfletagem, também fizemos orientações diretas a quem estava cometendo algum tipo de infração, como não usar o cinto de segurança e falar ao celular”, afirma o coordenador do Departamento de Educação Cidadã, Paulo Bento Xavier.

A escolha pela praça Jerônimo Monteiro se deu por ser um dos locais com maior tráfego de veículos e pedestres do município, e também pelo fato de o cruzamento onde fica o semáforo apresentar muitas ocorrências de desrespeito à sinalização. Ainda assim, o objetivo é expandir a panfletagem para outros locais do município no sábado (23).

Palestras

Também estão sendo realizadas palestras para estudantes da rede de ensino de Cachoeiro. Na terça-feira (19), as orientações foram dadas a 600 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio do CIAC Raymundo Andrade. Na quarta (20), a atividade foi feita com 370 alunos do 3º ao 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Inah Werneck. Nesta sexta-feira (22), será a vez da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas (Polivalente Aquidabã).

Os principais assuntos comentados são os relacionados a orientações sobre andar na calçada, travessia de rua na faixa de pedestres, utilização de telefone celular, uso do cinto de segurança no banco traseiro e utilização de drogas e álcool. “Temos uma preocupação muito grande com a saída dos estudantes das escolas, um momento de descontração e, também, de distração. É preciso alertá-los sobre os riscos”, comenta Paulo Bento.

Confira a programação:

Sexta (22)
Local: escola municipal Zilma Coelho
8h às 11h – Transitolândia, com equipes da escola e do Sest/Senat
13h às 16h – Transitolândia, com equipes da escola e do Sest/Senat

Local: escola estadual Getúlio Vargas
8h às 10h – palestra para alunos
14h30 às 16h – palestra para alunos

Sábado (23)
Local: região central da cidade
10h – panfletagem nos principais semáforos e cruzamentos

Domingo (24)
Local: Circo da Cultura
8h – Concurso de Pintura, com equipe da Secretaria de Cultura

Segunda-feira (25)
Local: LBV
9h às 10h – palestra para alunos
14h às 15h – palestra para alunos

Local: Terminal Rodoviário da Avenida Beira Rio
16h – panfletagem na faixa de pedestres e no ponto de ônibus, em parceria com a Flecha Branca

Local: Viação Real
13h30 às 15h – Palestra para os motoristas, com Ana Lúcia Alves Ferreira (agente fiscal de Trânsito)