Acesso ao tratamento de câncer foi tema de fórum em Cachoeiro

O evento teve a presença de autoridades, profissionais de saúde e representantes de organizações civis

Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta quarta-feira (17), o “Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer”. Promovido com apoio da prefeitura, o evento teve a presença do prefeito Victor Coelho e de outras autoridades, além de profissionais de saúde e representantes de organizações civis que atuam na área de oncologia.

“Agradeço ao convite para participar deste encontro. Parabéns pela iniciativa. É muito importante a sociedade civil e o poder público se unirem para lutar por políticas cada vez mais eficazes para o tratamento gratuito de câncer. Neste processo de construção, todos nós devemos colaborar. De nossa parte, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, destacou o prefeito.

A médica Sabina Aleixo, referência em oncologia e voluntária do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro (Gapcci), ressaltou o intuito do debate. “Precisamos buscar mais direitos para os pacientes, para atuarmos com mais eficácia em todos os âmbitos do tratamento”, resumiu ela.

Na programação, em seguida, ocorreu o primeiro painel do fórum, “O papel das leis e sua influência no cenário do câncer no Brasil”, para o qual foram convidados, como palestrantes, o coordenador da Defensoria Pública de Cachoeiro, Bruno Danoratto, e o cirurgião oncológico Luiz Augusto Fernandes, referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Fernandes abordou uma série de tópicos, como a Política Nacional de Atenção Oncológica, o aumento no número de tratamento de quimioterapia e de cirurgias oncológicas no estado e a situação atual da radioterapia no Espírito Santo, que já conta com plano de expansão para, dentre outros objetivos, encurtar o tempo de espera até o início do tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Danoratto, por sua vez, falou dos processos de saúde e da atuação da Defensoria Pública neste sentido, da judicialização das demandas da saúde, os principais entraves nas demandas relacionadas ao acesso a medicamentos e tratamento de câncer e outros pontos relevantes.

No segundo painel, Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma importante organização de combate ao câncer, comandou a palestra “A importância do fortalecimento das associações de pacientes no combate ao câncer”.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e Gapcci (Casa de Apoio) são os organizadores do evento. Esta foi a terceira atividade do fórum neste ano. As primeiras foram realizadas em março, nas cidades de Guaçuí e Castelo.