Acessuas de Cachoeiro recebe visita de equipe do norte do Estado

Programa oferece oficinas de qualificação profissional para usuários de serviços de assistência social

Nesta terça-feira (16), a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro responsável pelo Acessuas Trabalho, programa para inclusão de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, recebeu a visita da equipe técnica do Acessuas de Barra de São Francisco, município localizado no norte do Estado.

O objetivo da visita foi esclarecer dúvidas, compartilhar ideias e materiais referentes ao programa, que oferece orientação e oficinas de qualificação profissional para jovens e adultos usuários de serviços sociais.

O Acessuas Trabalho de Cachoeiro ganhou destaque em âmbito estadual em novembro passado, quando venceu a categoria melhor execução de programa na I Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Espírito Santo. O evento teve o propósito de identificar e disseminar ações bem-sucedidas que contribuam para a modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social no Estado.

Desde então, a prática integra o acervo do Observatório Estadual do Sistema Único de Assistência Social do Estado para consulta e modelo a ser seguido.

A visita da equipe de Barra de São Francisco foi dividida em dois períodos. Na parte da manhã, os envolvidos participaram de uma roda de conversa sobre as práticas exercidas. No período da tarde, os visitantes acompanharam uma oficina ministrada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Zumbi.

“Esses encontros são muito importantes, pois discutimos frentes de trabalho, trocamos experiências e modelos de atuação nos municípios. Estamos muito satisfeitos com os resultados e abertos para dividir nosso modelo de trabalho com outras equipes. Com o programa, temos ajudado pessoas a ingressarem no mercado de trabalho e a encontrarem novos caminhos na vida”, ressaltou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Certificação

No mês de março, 170 participantes das 26 oficinas de qualificação do Acessuas Trabalho, receberam os certificados de conclusão em solenidade no Teatro Municipal Rubem Braga.

Coordenado pela Semdes, o programa federal Acessuas Trabalho tem como público-alvo, frequentadoras dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e outros equipamentos da assistência social.