Maio Laranja

Ações conscientizam sobre combate à violência sexual contra crianças

Mobilização visa prevenção e enfrentamento de casos de abuso
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Cachoeiro realizará ações de conscientização sobre o tema, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Pela manhã, a partir das 9h30, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), junto com representantes da Apae de Cachoeiro, do Projeto “Villagindo Para Ser Feliz” e da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit), distribuirão panfletos educativos e repassarão orientações a quem passar pela Praça Jerônimo Monteiro, no Centro.

À noite, a partir das 18h30, com apoio do Conselho Tutelar, a ação ocorrerá em locais estratégicos, como postos de gasolina, bares e hotéis.

Os folhetos que serão distribuídos contêm informações sobre a campanha Maio Laranja, de prevenção da violência sexual infantil, e as formas de combater e denunciar esse crime.

“Esse é um dos movimentos mais importantes do ano. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos. Não podemos nos calar diante de qualquer situação que possa feri-los, em nenhum nível”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Outras ações do Maio Laranja
A campanha Maio Laranja conta com outras atividades, em Cachoeiro. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Creas estão promovendo ações educativas para os públicos que atendem. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa e palestras fazem parte da programação, que segue até o fim deste mês.

Atendimento para vítimas
Por meio do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, e também se estende a familiares.

O Creas fica na rua 25 de Março, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no local e pelos telefones 3155-5303 e 3155-5873.

Denuncie
Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados, por qualquer pessoa, por meio do canal Disque 100, que funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.

Além disso, também é possível fazer a denúncia por outras vias: pela Polícia Militar, pelo número 190; Polícia Rodoviária Federal, pelo 191, ou diretamente nas delegacias do município. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Outro órgão que pode ser acionado é o Conselho Tutelar. Em Cachoeiro, são dois:

Conselho Tutelar Regional 1

Endereço: Rua Mathias de Souza, nº 40 a 48, Santo Antônio. CEP: 29300-640