Dia da MPE

Ações no Centro e em bairros incentivam empreendedorismo

Na Praça Jerônimo Monteiro, vai até quinta-feira (3) mutirão de apoio à formalização de empreendedores

Como parte das comemorações pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), Cachoeiro recebe desta terça (1º) até quinta-feira (3) o “Mutirão pela MPE”, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro. A ação é desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Na tenda instalada no local, é oferecido atendimento gratuito, das 9h às 17h, para quem pretende se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) e também esclarecer dúvidas sobre o assunto. Além disso, são apresentadas dicas para empreendedores terem uma boa venda no período da Black Friday, em novembro.

Para a formalização como MEI, é necessário apresentar consulta prévia aprovada pela prefeitura, comprovante de residência, CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor e recibo da declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado).

Na quarta (2) e quinta-feira (3), o Sebrae fará uma caminhada pelo comércio da cidade, com objetivo de mostrar para os empresários que a instituição oferece apoio para melhoria na gestão de negócios.

Sala Itinerante do Empreendedor

A comemoração do Dia da Micro e Pequena Empresa também conta ações da Sala Itinerante do empreendedor, da Semdec, que iniciou visitas a bairros nesta terça-feira para oferecer informações sobre formalização de empreendedores e microcrédito produtivo.

A primeira parada foi bairro o Rui Pinto Bandeira. Até sexta (4), também serão visitados os bairros Aeroporto, Village da Luz e São Luiz Gonzaga (conforme cronograma abaixo).

Além dos atendimentos habituais, a Sala Itinerante fará inscrição de representantes de micro e pequenas empresas para a palestra “Como potencializar minhas vendas”, que será realizada na quinta-feira (3), às 18h30, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisci), no bairro Guandu.

“As micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico do município. Esses negócios geram benefícios diretos para a população, na medida que aumentam a empregabilidade e geração de impostos. Por isso, trabalhamos em muitas frentes para fortalecer esse setor”, frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Cronograma da Sala Itinerante do Empreendedor – Atendimento das 12h às 17h

• 02/10 – em frente ao Ginásio do bairro Aeroporto;

• 03/10 – em frente à unidade de saúde do bairro Villaga da Luz;

• 04/10 – em frente a unidade de saúde do bairro São Luiz Gonzaga.