Prestação de contas

Agersa apresentou audiência pública com ações realizadas em 2023

Investimento em extensão de rede de Esgoto no bairro IBC
Foto: Divulgação/PMCI

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) realizou nessa quinta-feira (15) a audiência pública anual de prestação de contas. Em formato on-line, a população pôde acompanhar por meio do site institucional e também pelo canal da instituição no YouTube.

Durante a transmissão, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas no último ano nos setores de regulação e fiscalização de transporte coletivo, estacionamento rotativo e água e esgoto.

Para Vanderley Teodoro da Silva, diretor-presidente da Agersa, o ano de 2023 foi marcado por grandes avanços na regulação dos serviços delegados à agência reguladora.

“Demos continuidade à reconfiguração da grade de horários do transporte coletivo, atingimos a marca de mais de 60 mil downloads do aplicativo Ponto Cachoeiro, ampliamos as obras de esgotamento sanitário na cidade de Cachoeiro de Itapemirim em função do acompanhamento do projeto TRATAR e concluímos a atualização contratual das três concessões, com aditivos atualizados e conforme a realidade da cidade. São resultados expressivos que demonstram o compromisso da nossa agência reguladora com a população cachoeirense”, destaca.

Confira os destaques das ações 2023 da Agersa:

Transporte coletivo

– Mais de 62 downloads do app Ponto Cachoeiro

-Atualmente, 25% das passagens são pagas com o “Cartão Cidadão”, que oferece desconto de R$1,20  na tarifa do transporte coletivo de Cachoeiro

-Foi transferido mais de R$ 1,3 milhão ao município para investimento em abrigo de Ponto de Ônibus

-Foram entregues, junto com o consórcio responsável, seis novos ônibus com ar-condicionado que hoje fazem parte da frota de coletivos

– Enviado Projeto de lei para concessão de gratuidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e frequentadores da Escola para Surdos Lions Professor Napoleão Albuquerque e seus acompanhantes. Também foi regulamentada a gratuidade aos atiradores do Tiro de Guerra. Leis já em vigor.

Saneamento

– Projeto TRATAR: Desde 2017, a Agersa elabora em conjunto com a concessionária uma programação de investimentos anuais para a execução das melhorias nos sistemas de esgotamento nas áreas identificadas. O foco é a eliminação de lançamentos diretos de esgoto em cursos hídricos.

– Foram executadas em 2023 mais de 6 quilômetros de redes de esgoto e quase 3 quilômetros de redes de água.

Estacionamento Rotativo

– Atualmente são mais de 2 mil vagas de estacionamento rotativo no município

– O valor da outorga anual do serviço no valor de mais de R$ 400 mil foi repassado ao Fundo Municipal de Saúde.