Agersa participa de treinamento sobre metodologia utilizada no SNIS

Servidores da autarquia municipal integraram turma do último curso do projeto Acertar

Servidores da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) participaram neste mês de um treinamento sobre a metodologia de certificação das Informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), realizado em Brasília (DF).

O curso faz parte da quinta e última etapa do projeto Acertar, desenvolvido para capacitar funcionários de agências que regulam o serviço de saneamento a executar auditoria e certificação dos dados do SNIS, tornando assim os dados mais sólidos e confiáveis.

“Um treinamento como esse visa melhorar a qualidade das informações que repassamos sobre o saneamento básico por meio do SNIS, sistema administrado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Assim, as informações podem ser aperfeiçoadas e certificadas por parte das Agências Reguladoras”, informa Tatiana Pirovani, diretora técnica da Agersa.

De acordo com o analista ambiental Felipe Gonçalves, um dos servidores participantes do treinamento, nas fases anteriores do projeto foi desenvolvido o trabalho de construção da metodologia a ser empregada na fase de execução, que envolveu a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), o Ministério das Cidades e a empresa de consultoria Deloitte.

“O objetivo desse último treinamento foi apresentar e praticar a metodologia elaborada para a certificação das informações do SNIS, no âmbito do Projeto Acertar. A próxima etapa do projeto será a fase de implantação do trabalho de certificação”, esclarece o analista ambiental.

SNIS

Maior e mais importante sistema de informações do setor saneamento no Brasil, o SNIS é apoiado em um banco de dados que contém informações sobre a prestação de serviços de água, de esgotos e de manejo de resíduos sólidos urbanos.

Agersa

A Agersa foi a primeira agência municipal de regulação criada no Brasil, por meio da Lei Nº 4.798/99, inicialmente com o objetivo de regular os serviços de saneamento. Tornou-se multissetorial pela Lei Nº Nº 5.807/05 e atualmente regula também serviço de transporte coletivo. Cabe à Agersa promover a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços de saneamento e transporte concedidos pelo poder público municipal.