Aids na terceira idade foi tema de palestra no Centro de Convivência

A atividade foi direcionada aos idosos que frequentam o equipamento social

Nesta terça-feira (18), idosos assistidos pelo Centro de Convivência Vovó Matilde, localizado no bairro São Geraldo, em Cachoeiro, participaram de uma palestra sobre prevenção da aids na terceira idade.

A atividade foi conduzida por alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, que abordaram as possíveis razões pelas quais a doença tem crescido entre os idosos no país e no mundo e os cuidados que esse público deve adotar para evitar a enfermidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se o ritmo de aumento de infecções nessa faixa etária continuar, 70% população idosa mundial poderá ter o vírus HIV, até 2030.

“Oferecemos, no Centro de Convivência, atividades que proporcionam aos idosos uma vida mais saudável e que oportunizam a interação social. Por isso, desejamos conscientizá-los sobre esse assunto, que é muito sério”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

O Vovó Matilde é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e oferece aos idosos acesso gratuito a atividades como oficinas esportivas e recreativas, ginástica e atendimento médico. O local fica na rua João Sasso e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para participar das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência, as pessoas com mais de 60 anos necessitam estar inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Caso não tenham cadastro, elas podem se inscrever nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeiro.

Mais conscientização

Neste mês, outras ações de conscientização serão realizadas para os idosos do Vovó Matilde. Serão dois eventos em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas.

No dia 26, o Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima, região central da cidade, receberá um aulão de Zumba. Já no dia 27, o grupo “Reviver”, formado pelos frequentadores do Centro de Convivência, fará uma apresentação de dança Carimbó no Caps AD, que fica no Otton Marins, em Cachoeiro.