Alertas sobre preservação da água marcam seminário

Palestra foi conduzida por Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia pela Ufes

Cachoeiro promoveu seminário na noite desta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, sobre a necessidade de intensificar as práticas de economia desse recurso. O público era formado principalmente por estudantes e técnicos da área ambiental que receberam convite para divulgar ainda mais as dicas de preservação.

“Precisamos de multiplicadores. Por mais que as informações sobre meio ambiente sejam repassadas sempre, não chegamos ao nível de consciência do qual a sociedade precisa”, destacou o vice-prefeito Jonas Nogueira, que representou o prefeito Victor Coelho na cerimônia de abertura.

A palestra foi conduzida por Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em seguida, o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, mediou mesa redonda. Nas duas atividades, os debates orbitaram o tema “Novas tecnologias e gestão dos recursos hídricos”.

Lohaine chamou atenção sobre os chamados eventos extremos, como as mudanças bruscas de temperatura e a frequência cada vez maior de desastres ambientais e outros fenômenos climáticos.

“A disposição inadequada de resíduos e o crescimento econômico pela desigualdade comprometem o equilíbrio do qual a natureza precisa. As pessoas precisam participar mais e se comprometer. Infelizmente, só pensam sobre a água quando ela falta”, advertiu.

Burarama recebe lançamento de projeto ambiental

O evento nesta quinta contou ainda com a apresentação do projeto Nascentes Vivas, com lançamento oficial na noite desta sexta-feira (23), no auditório da escola Wilson Resende, em Burarama. Uma das metas é recuperar, em três anos, 1.500 nascentes.

“Nas áreas urbanas ou rurais, as propriedades serão escolhidas sob fortes critérios técnicos. A preservação dos nossos mananciais é algo muito sério, urgente, que não pode de modo algum ser impactada por direcionamentos com outras motivações”, afirmou Louzada.