Mais de 60 serviços

Alto União recebe mutirão do Transforma Cachoeiro neste sábado (26)

Uma das novidades desta edição foi a ação extra no bairro Álvaro Tavares, nesta sexta-feira (25)
Foto: Divulgação

O bairro Alto União receberá, neste sábado (26), a segunda edição do mutirão de atendimentos do programa Transforma Cachoeiro. Serão mais de 60 serviços gratuitos oferecidos por secretarias, órgãos e autarquias da administração municipal e entidades parceiras na escola municipal Monteiro Lobato, das 9h às 15h.

Dentre os serviços estão atendimento para confecção de carteira de identidade, consultas e testes rápidos de saúde, cadastro em programas como Bolsa Família, orientações sobre empreendedorismo e direitos do consumidor e atividades de esporte, cultura e lazer.

Haverá um ônibus para transporte gratuito dos moradores até o local do evento. O itinerário se dará da seguinte maneira: saída da praça Antônio Emílio, no Monte Belo, seguindo para o campo de futebol, no Álvaro Tavares, e, depois, para a praça Tércio Volpato, no Alto União. Os horários de saída serão às 9h, 10h30, 11h30, 12h30 e 13h30.

Além dos atendimentos, obras e serviços de limpeza e revitalização foram iniciados na região contemplada (Alto União e entorno) quinze dias antes da segunda edição do programa, as quais estão em finalização. Asfaltamento de vias, revitalização de praças e quadra e recuperação de ruas não pavimentadas estão entre as ações promovidas.

“O Transforma Cachoeiro visa o bem-estar social das comunidades não apenas com atendimentos imediatos, mas com ações duradouras. Tivemos mais de 9 mil atendimentos no mutirão do Village da Luz e 35 vias públicas receberam intervenções diversas, e a transformação já começou no Alto União”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Ação extra no Álvaro Tavares nesta sexta

Uma das novidades desta edição do Transforma Cachoeiro foi a realização de uma ação extra no campo do São Brás, no bairro Álvaro Tavares, nesta sexta-feira (25). Foram realizados 210 atendimentos, dentre serviços de saúde e orientações sobre empreendedorismo, direito do consumidor e regularização de IPTU, em unidades móveis da Prefeitura.

“O objetivo foi tornar parte dos serviços que integram o mutirão deste sábado mais acessíveis a quem mora em bairros como Nossa Senhora da Glória, no entorno do Alto União. O planejamento é todo orientado para alcançar o maior número possível de moradores, e a ação no campo do São Brás foi muito bem-sucedida”, explica o secretário de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, que coordena o programa.

Transforma Cachoeiro – Alto União
Quando: 26/10 (sábado)
Locais: escola municipal Monteiro Lobato, Alto União (dia 26)

Serviços:

Agersa: ouvidoria (saneamento e transporte público).

Desenvolvimento Social: cadastro e informações sobre Acessuas Trabalho, Cras, Creas, Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social de Água e Esgoto, Passe Livre, Benefícios Eventuais, Direitos Humanos.

Ouvidoria Geral do Município (156): orientação e conscientização junto à comunidade.

Saúde: Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, atendimento psicológico, atendimento de Serviço Social, fisioterapia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento com nutricionista, atendimento médico e confecção de Cartão do SUS.

Desenvolvimento Econômico: Sala do Empreendedor Itinerante e atendimento Nossocrédito Itinerante.

Esporte e Lazer: aula de zumba, prática de slackline, jogos e brincadeiras, aferição de IMC.

Segurança: Guarda Mirim e apresentação dos serviços da Ronda de Prevenção Escolar, Ronda Ostensiva Municipal, Ronda de Apoio à Família, educação de trânsito e Defesa Civil.

Desenvolvimento Urbano: atendimento informativo sobre cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária.

Meio Ambiente: oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha, ouvidoria para registro de denúncia ambiental.

Cultura e Turismo: Projeto Pé de Livros (contação de histórias), recreação e apresentação de mágicas (Palhaço Beleza), pintura facial, apresentação de street dance, apresentação de forró pé de serra e cosplay Hulk e L.O.L Diva.

Educação: teatro de fantoches, pintura em tela, resgate de brincadeiras antigas, oficina de leitura e contação de histórias e jogos pedagógicos inclusivos.

Administração: palestras sobre saúde da mulher (Outubro Rosa) em parceria com a empresa Innovar.

Procon: atendimento ao consumidor.

Fazenda: orientações sobre IPTU.

Casa do Cidadão: atendimento para confecção de carteira de identidade.

Novotrans: recarga e confecção de cartão de passe de ônibus.

Polícia Militar: exibição do cão farejador Messi e atividades educativas.

Polícia Militar Ambiental: exposição de animais taxidermizados.