No último sábado (22)

Alunos da rede municipal concluem curso Pré-Ifes com aula no campus da instituição

Nesta edição, foram oferecidas 225 vagas para alunos do 9º ano do ensino fundamental
Foto: Divulgação/PMCI

No último sábado (22), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro realizou a última aula da edição 2022 do Projeto Pré-Ifes. O curso preparatório gratuito para o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi oferecido a 225 alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, selecionados por meio de edital.

O encontro aconteceu no pátio do campus local do instituto, que fica na Rodovia ES-482, em Morro Grande. Contou com a presença de Nilson Alves, diretor de ensino do Ifes, e do vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que destacou a importância do curso para preparação dos alunos e desejou boa sorte para os participantes.

“A educação é o caminho para um futuro com melhores oportunidades e, para percorrê-lo, é preciso preparo e dedicação. Desejo que todos os estudantes aqui presentes tenham um excelente desempenho e possam avançar, ainda mais, alcançando lugares de destaque”, afirmou.

Curso teve início em julho

Durante o curso preparatório, iniciado no último dia 2 de julho, os alunos foram incentivados a intensificar os estudos de conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, matérias cobradas no processo de seleção para ingresso no ensino médio do Ifes. As aulas foram realizadas aos sábados, em duas escolas municipais: “Anacleto Ramos”, localizada no bairro Ferroviários, e “Prof. Pedro Estellita Herkenhoff”, no Waldir Furtado de Amorim (BNH de Baixo).

Para maior fixação dos conteúdos, os estudantes também participaram de simulados com formatação e tempo de duração semelhante aos parâmetros da prova de ingresso do Ifes.