Notícias

Alunos de oficinas profissionalizantes conquistam vagas de emprego

São participantes do programa Acessuas Trabalho, coordenado pela Semdes

Em Cachoeiro, o programa Acessuas Trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem alcançado resultados positivos. Com os conhecimentos adquiridos nas oficinas profissionalizantes oferecidas por meio dessa iniciativa, diversos alunos estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho.

É o caso de Miriam Moreira, que acredita que a participação na oficina “Mercado de Trabalho” foi fundamental na conquista de um emprego. “O que aprendi na oficina, eu pude utilizar nas entrevistas de emprego. Inclusive, na que me garantiu a vaga que preencho hoje”, destaca.

Outro participante, Janis Rosa Francisco confirma a relevância das oficinas. “Eu gostei muito. A oficina me ajudou no aprendizado e desenvolvimento prático. Isso ampliou meu conhecimento, abrindo um caminho para o mercado de trabalho”, declara.

Os que estão em busca do primeiro emprego também encontram no programa Acessuas Trabalho capacitação e direcionamento. É o caso do jovem Adam Costa Mota, que fez a oficina “Inserção e Comportamento no Mundo do Trabalho” e hoje compõe o quadro de colaboradores de uma transportadora. “Foi muito importante, porque aprendi a me comportar em entrevistas de emprego”, avalia.

A secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, ressalta que as pessoas atendidas pelo Acessuas Trabalho são usuárias de programas e serviços sociais. “O objetivo é, justamente, ajudar essas pessoas a encontrar seu espaço no mundo do trabalho, seja em um emprego formal ou desenvolvendo práticas empreendedoras. Apontamos caminhos possíveis para a geração de emprego e renda”, frisa.

Novas oportunidades

Ainda na primeira quinzena de fevereiro, terá início um novo ciclo de oficinas para o público atendido pelo Acessuas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Serão ofertadas 150 vagas, distribuídas em 11 oficinas com diferentes áreas e temas, como: teatro, DJ, criação de cartazes de corel draw, grafite, montagem de bijuterias, criação de site, moda, penteados, legislação de empresa, informática prática e crochê.