Amaral recebe nova unidade de saúde neste sábado (21)

O atendimento em saúde no bairro Amaral e redondezas, em Cachoeiro de Itapemirim, vai contar a partir desta segunda-feira (23) com novo espaço, readequado pela prefeitura. O prédio onde funcionava uma unidade básica foi reformado com recursos do município e passa a abrigar as duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na região e serviço exclusivo de fisioterapia.

O prefeito Carlos Casteglione entrega a obra aos moradores neste sábado (21h), às 19h. Após a solenidade tem show com o grupo Só Samba.

Na Estratégia Saúde da Família, médicos, enfermeiros e técnicos atuam com medidas de prevenção, com visitas nas residências e consultas na unidade, com foco em atendimento clínico e acompanhamento a gestantes e em programas do governo federal.

As equipes de saúde que vão atender no local atuavam até a última sexta-feira (20) no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro vizinho, o Baiminas. A partir da alteração, continua funcionando no PPG apenas os serviços de Pronto Atendimento (PA), odontologia, exames, vacina, laboratórios como o de prótese dentária.

“Fizemos a mudança durante esta semana e estamos prontos para começar a atender. A transferência da equipe era um desejo antigo, para desafogar o atendimento no Paulo Pereira e melhorar ainda mais o atendimento no PA”, comemora a secretária municipal de Saúde, Márcia Fardim.

A nova unidade fica próxima ao PPG e teve estrutura completamente adaptada, inclusive com rampas e itens para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, nas salas e na calçada, feita com base no projeto Calçada Cidadã.

O prédio tem dois pavimentos. No primeiro ficam os banheiros adaptados, os consultórios clínico e ginecológico e as salas de vacina, esterilização, curativo e enfermagem. No segundo, salas para palestra, de nebulização e de odontologia, um segundo consultório clínico e vestiários.