Ano letivo começa com entrega de uniformes novos na rede municipal

Na escola Galdino Teodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim, a manhã foi de festa

Esta terça-feira (5) foi de volta às aulas na rede municipal de educação de Cachoeiro de Itapemirim, que tem mais de 22 mil alunos matriculados.

Em uma das unidades, a Galdino Teodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim, o começo do ano letivo foi marcado pela visita do prefeito Victor Coelho e da secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, que fizeram entrega de uniformes novos e, também, conversaram com os estudantes.

“Todos foram muito receptivos com a entrega simbólica dos uniformes, e sentimos muita animação por parte dos estudantes, dos familiares e dos servidores”, frisou a secretária.

A distribuição de uniformes ocorrerá gradativamente, até o fim desta semana, nas demais unidades. Além disso, o início das aulas conta com uma série de novidades.

Dentre elas, destacam-se as aquisições de 120 mesas digitais interativas para atender alunos com idade entre 3 e 10 anos, que devem chegar às escolas ainda neste mês, e os laboratórios de robótica, compostos de kits temáticos e de apoio, que vão contemplar, inicialmente, 10 unidades de ensino fundamental. Os equipamentos serão entregues até março.

“Sempre faço questão de participar da abertura do ano letivo na rede municipal, de estar com os estudantes nesse momento tão especial. E é ainda mais especial neste ano, que vai ficar marcado pelos resultados dos grandes investimentos que estamos fazendo nas nossas escolas. Investimento em obras, para acolhermos melhor nossos estudantes e educadores. Em tecnologia, para tonar os ambientes escolares mais modernos e atrantes para nossas crianças e jovens. Em inovações pedagógicas, para alcançarmos uma educação transformadora. Enfim, 2019 será um ano de profundas transformações na rede municipal de ensino de Cachoeiro”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Turnê pedagógica

Outra novidade é a I Turnê Pedagógica: Encontros com as Linguagens e a Cultura, uma série de performances que será promovida durante este mês.

Cada apresentação artística fomentará o protagonismo dos alunos e, também, professores, a ser manifestado por meio de práticas pedagógicas criativas e inspiradoras e que versem sobre assuntos relacionados às múltiplas possibilidades de socialização do conhecimento.

Os números serão divididos nas seguintes modalidades: Arte circense, Performática de hip hop com grafite, Apresentações musicais infantis – interativas com bandas, Performance lúdica – bonecos de fantoches, Performance de dança com dramatização infantojuvenil e Apresentação lúdica – show de mágica.

Reformas

Para acolher seus estudantes com pleno conforto, a Secretaria de Educação de Cachoeiro vem investindo em melhorias na estrutura, segurança e acessibilidade em 16 unidades de ensino. As obras foram iniciadas em várias destas, em dezembro e janeiro.

Elas vão ganhar sistemas mais modernos de proteção contra descargas atmosféricas e incêndio, adequações nos prédios para ampliar a acessibilidade e pintura geral. A maioria das obras não interferirá no andamento das aulas nessas escolas, com a exceção da unidade Áurea Bispo Depes, que iniciará suas atividades no próximo dia 13.

Escolas recém-municipalizadas iniciam ainda nesta semana

Além dessas novidades, há ainda a municipalização de duas escolas estaduais em Cachoeiro: Coramara (bairro homônimo) e o ensino fundamental I – do 1º ao 5º ano – da Petronilha Vidigal (distrito de Itaoca).

A medida faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e o governo do Estado em 2017.

A Petronilha Vidigal, que conta com 252 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do fundamental (parte do ensino hoje municipalizado), inicia suas aulas na quarta (6); e a Coramara, com 211 estudantes, na quinta (7).

Aulas em duas escolas de tempo integral começam no dia 20 deste mês

Já as aulas no sistema em tempo integral começaram normalmente, nesta terça, nas escolas municipais Aurora Estellita Herkenhoff (bairro Aquidaban) e Maria das Victórias Oliveira de Andrade (Jardim Itapemirim), ambas de educação infantil.

Porém, as unidades Athayr Cagnin (Nossa Senhora de Fátima) e Julieta Deps Tallon (Zumbi), de ensino fundamental, voltam às aulas em 20 de fevereiro, pois seus professores estarão em capacitação, para se aperfeiçoarem às novas metodologias que serão implantadas em ambas as escolas.