Arquivo Público de Cultura de Cachoeiro completa cinco anos

Espaço fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro
Foto: Divulgação/PMCI

O Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala Evandro Moreira completou, nesta quinta-feira (4), cinco anos de funcionamento em Cachoeiro. O espaço, que fica no Palácio Bernardino Monteiro, Centro, abriga mais de 75 mil itens que ajudam a contar a história da cidade.

“Nós entendemos o valor da história, por isso, festejamos a alegria de ter um local onde a nossa tem sido preservada. Festejar o Arquivo Público de Cachoeiro é celebrar o cuidado e a conservação da história da cidade e daqueles que a construíram”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

No acervo diverso, é possível encontrar fotos, vídeos, revistas, jornais, objetos e documentos que revelam aspectos do município em várias épocas. De acordo com a coordenação do local, 70 mil arquivos estão depositados em nuvem – um armazenamento digital -, e a intenção é, posteriormente, disponibilizar os documentos para o acesso on-line.

Além disso, o Arquivo Público também sedia o Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro, reativado em 2019 – criada em 1995, a instituição estava com atividades paralisadas desde 2007.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) lançou um canal no YouTube e todo conteúdo postado é criado ou editado no Arquivo Público. O “Cachoeiro de Memórias”, projeto iniciado pelo arquivo de 2017, conta com uma playlist no canal, com 17 vídeos sobre diversas personalidades importantes para a história de Cachoeiro.

Um vídeo homenageando o Arquivo Público, com um pouco da sua história de cinco anos, pode ser conferido no canal.

“Fazer parte da história é ter consciência da importância dela para a construção de novas histórias. Isso impulsionou a criação do Arquivo Público, mesmo porque Cachoeiro já é uma cidade rica em cultura, arte e história, então, juntar objetos e documentos que retratem isso é mais do que uma responsabilidade – é um privilégio”, ressalta o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa, idealizador do Arquivo Público Municipal.

O espaço é aberto ao público e funciona de segunda a sexta, das 12h às 17h. Para a visitação, é imprescindível que os protocolos de prevenção contra a Covid-19 sejam respeitados, como o uso de máscara e o distanciamento social.