Mais infraestrutura

Assinada ordem de serviço para reforma e ampliação do aeroporto de Cachoeiro

Solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória
Foto: Divulgação/PMCI

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, esteve presente, na tarde desta quarta-feira (27), em Vitória, para participar da assinatura da ordem de serviço de reforma e ampliação do Aeroporto Municipal Raimundo Andrade.

Realizada no Palacio Anchieta, sede do Poder Executivo Estadual, a solenidade contou com a participação de representantes do município e demais autoridades do estado do Espírito Santo.

O projeto, orçado em torno de R$ 76 milhões, em verbas estaduais, prevê a ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros destinado à aviação executiva, e a construção de um novo terminal para a aviação comercial. A estrutura atual será preservada, porém, convertida em edifício de apoio. Nela, haverá salas de operação de duas companhias aéreas para movimentação de cargas e atividades alfandegárias, salas para órgãos públicos (receita federal e polícia federal), sala de controle, sanitários e refeitório para funcionários.

O local também passará por adequações para atender as normativas de segurança aeroportuária, incluindo a renovação da pista com novas sinalizações e a implementação de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), aprimorando as operações de pouso.

Além das melhorias internas, também será construído um novo acesso pavimentado e iluminado ao aeroporto, tornando-o mais acessível para passageiros e visitantes. De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as obras estão previstas para durarem 24 meses.

“Essa é, sem dúvidas, uma das obras mais aguardadas em Cachoeiro. Um sonho antigo que, hoje, começamos a tornar realidade. A reforma do aeroporto municipal, mais uma grande parceria com o Governo Estadual, não apenas atende às necessidades locais, mas também representa um marco crucial para impulsionar as atividades econômicas em Cachoeiro e em toda a região Sul. Isso reforçará nosso município como um polo econômico forte e promissor, abrindo portas para novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento sustentável”, expressa o prefeito Victor Coelho.