Centro Cultural

Assinada ordem de serviço para restauração do Museu Ferroviário Domingos Lage

Foto: Márcia Leal/PMCI

Um dos marcos mais importantes de Cachoeiro vai ser restaurado. Na noite da última segunda-feira (18), foi assinada a ordem de serviço para a reforma do Museu Ferroviário Domingos Lage. A solenidade aconteceu no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto e contou com a presença do prefeito Victor Coelho, do secretário de Estado de Cultura, Fabrício Noronha e diversas autoridades.

Para o investimento do restauro do imóvel, um patrimônio histórico e cultural que completou 120 anos, será aplicado quase R$ 1,2 milhão. Serão usados recursos do programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, do governo estadual, obtidos com a aprovação de projeto apresentado pela gestão municipal.

As melhorias em toda a estrutura do prédio incluem adequações de acessibilidade, como uma plataforma elevatória para acesso ao segundo andar. Também está prevista a instalação de um sistema de climatização. As obras devem ser executadas em 365 dias.

“A comunidade de Cultura de Cachoeiro é muito forte e muito participativa. Temos políticas públicas de cultura que são muito importantes para o crescimento do setor no nosso município e temos trabalhado para preservar e fomentar o acervo histórico cultural de Cachoeiro, que é riquíssimo”, expressou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Em sua fala, o prefeito Victor Coelho relembrou os investimentos da gestão na restauração de prédios históricos.

“Cachoeiro precisa voltar a ser lembrada como berço cultural, como celeiro de artistas e grandes nomes da música, da literatura, da cultura e da história. O restauro do Museu é uma prova de que estamos trabalhando para isso. O Museu Ferroviário, durante décadas, foi um elo da linha férrea que ligou o Sul do Espírito Santo ao Rio de Janeiro e a Vitória, é um local cheio de história e que precisa ser preservado para que as futuras gerações a conheçam e se encantem também”, salientou.

O secretário de estado de Cultura, Fabrício Noronha, em seu pronunciamento, destacou as políticas públicas de Cachoeiro, salientando que o município é um exemplo de gestão no setor.

“A partir de um projeto bem elaborado, será iniciada mais uma obra muito importante para manter viva a história dessa cidade que é tão relevante para o Espírito Santo, em todos os aspectos. A parceria do Estado com o Município tem rendido bons resultados e a assinatura de hoje é mais um exemplo disso. O que queremos é ver essa cidade fervilhando de cultura e história, fomentando o sentimento de pertencimento e atraindo visitantes”, destacou.
Vistorias nas obras

Antes da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, conduziu uma vistoria ao prédio do Museu Ferroviário, acompanhada do prefeito Victor Coelho e do secretário de Estado de Cultura, Fabrício Noronha, na qual foram explicados como seriam realizados os trabalhos.

Depois, o grupo seguiu para as obras de restauro do Palácio Bernadino Monteiro, outro patrimônio arquitetônico e histórico do município, cujo investimento é de mais de R$ 3 milhões. Quando ficar pronto, o espaço vai se tornar um novo centro cultural. Atualmente, já foi concluída cerca de 70% da reforma.