Novas estruturas

Assistência Social: entrega de novos equipamentos públicos marcam ações de 2023

Neste ano, foi realizada a entrega do Cras do bairro Alto Independência
Foto: Divulgação/PMCI

Em 2023, a Prefeitura de Cachoeiro fez importantes investimentos na rede de assistência social do município.

Entre essas ações, está a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Zumbi. Com investimento de R$ 371 mil, em recursos estaduais, o espaço foi, totalmente, renovado para melhor acolher as famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

O Banco de Alimentos de Cachoeiro, também, recebeu uma nova sede neste ano. O espaço, agora, está localizado na rua José Cupertino Baptista, no bairro Basileia.

No novo endereço, quase três vezes mais amplo que a antiga sede, o Banco de Alimentos cachoeirense se consolida como o maior do Espírito Santo e vai fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar e nutricional no município.

A unidade tem maior capacidade de armazenamento de gêneros alimentícios e melhores condições para atender os destinatários dos produtos, que são famílias referenciadas pelos Centros de Assistência Social (Cras) e entidades assistenciais que fornecem alimentação aos seus públicos.

Ainda em 2023, Prefeitura realizou a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto Independência. Com investimento de mais de R$ 900 mil, o novo Cras se torna um ponto de referência no atendimento social para os moradores de uma ampla região, englobando os bairros Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Alto Independência, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Santa Helena, Nossa Senhora da Penha, Ibitiquara e Ferroviários, além do distrito de Gruta e da localidade de Timbó.

No novo espaço, as famílias em situação de vulnerabilidade social participarão de atividades e serão acompanhadas, por meio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como ocorre nos outros Cras do município.

Além disso, foi feita a reinauguração do Centro de Convivência “Vovó Matilde”. No local, foram feitos serviços de pintura geral; correções na parte elétrica; reposição de algumas janelas quebradas; manutenção do telhado; adaptações de acessibilidade, como ampliação de portas, adaptação de banheiros e rampas. O valor investido, na obra, foi de mais de R$ 330 mil.

“Com o fortalecimento de melhorias, em infraestruturas de equipamentos importantes para área social de Cachoeiro, temos o objetivo de qualificar os ambientes utilizados pelos nossos cidadãos. Entendemos que, com ambientes mais confortáveis, os usuários se sentem mais valorizados e acolhidos”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.