Ordens de serviço

Autorizada a construção de cinco novas UBS e reformas do Teatro Municipal e da Escola Zilma Coelho Pinto

Solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória
Foto: Divulgação/PMCI

O Prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, esteve presente na tarde desta terça-feira (24), em Vitória, para a assinatura de uma série de ordens de serviços para o início de importantes obras no município.

A solenidade, realizada no Palácio Anchieta, sede do Poder Executivo do estado, contou com a presença do governador Renato Casagrande e de outros representantes das gestões municipal e estadual.

Na ocasião, foram autorizadas o início da construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Cachoeiro, nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Agostinho Simonato, Recanto, Paraíso e Luiz Tinoco da Fonseca. O investimento total é de R$ 19,5 milhões, com recursos oriundos do governo do estado. Até o momento, o município já recebeu R$ 1.138,565,40 referentes à primeira parcela das obras.

Com as novas UBS, Cachoeiro terá um reforço de 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), responsáveis pelo atendimento nas unidades, que além de realizarem procedimentos básicos em saúde, também serve como porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É mais um avanço considerável que damos rumo à renovação da rede municipal de saúde de Cachoeiro, que, neste ano, já recebeu uma série de importantes entregas, como a reforma e construção de novas UBSs, o que impacta, diretamente, os serviços oferecidos aos cidadãos, com um atendimento cada vez mais humano e de qualidade”, avalia Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.

Na área da Educação, foi assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”, localizada no bairro Ferroviários. Para essa obra, o Governo do Estado vai repassar ao Município, o valor de R$ 6.322.670,57, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes).

A obra vai garantir uma estrutura de mais qualidade para a comunidade escolar, além de permitir a manutenção de 518 vagas existentes e ampliação de 90 vagas na unidade de ensino, que é uma das mais tradicionais do município, homenageando, em seu nome, uma grande educadora cachoeirense.

“A escola Zilma Coelho Pinto é uma importante unidade de ensino de Cachoeiro, e a sua reforma é um excelente ganho para a rede municipal de educação. Além de uma grande quantidade de alunos, a escola também recebe eventos das mais diversas naturezas, sendo um espaço democrático para a comunidade escolar e sociedade cachoeirense como um todo”, ressalta Cristina Lens, secretária municipal de Educação de Cachoeiro.

Reforma do Teatro Rubem Braga

Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, outra importante obra teve seu início autorizado. Trata-se da reforma do Teatro Municipal Rubem Braga, duramente atingido pela maior enchente da história de Cachoeiro, no ano de 2020.

A obra tem duração prevista de 14 meses e um investimento no valor de R$ 3.542.535,22 com recursos do Estado, por meio de convênio com a Prefeitura.

As intervenções a serem realizadas no teatro vão contemplar, entre outras áreas, acessibilidade geral do público e dos artistas, readequação da bilheteria, das salas administrativas, dos sanitários públicos, climatização e ar-condicionado, nova formulação da assinatura acústica (com a alteração total do formato do forro). Além disso, a sonorização será dimensionada para atender aos mais diversos tipos de apresentações.

“Esse é um momento muito aguardado por toda a classe artística de Cachoeiro. Após uma complexa fase de elaboração de projetos técnicos e posterior captação de recursos, podemos, finalmente, iniciar as obras que trarão de volta esse símbolo cultural de Cachoeiro, ainda mais equipado e com uma melhor estrutura para receber artistas e o público, em um espaço plural e democrático de promoção da cultura”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

“O governo do estado tem sido um parceiro importantíssimo de nossa gestão, nas mais diversas áreas, que levam melhorias diretamente à população do município. Hoje foi um grande dia para Cachoeiro, com a ordem para o início de grandes projetos, que se somam o outros já em andamento, evidenciando, ainda mais, uma fase histórica no município, com um volume de obras nunca visto”, frisa o prefeito Victor Coelho.