Rodovia do Valão

Avenida Mauro Miranda Madureira ganha 1.640 metros de ciclofaixa

Nova ciclofaixa faz ligação com ciclovia em Morro Grande; Cachoeiro conta com 4.629 metros de rede cicloviária
Foto: Márcia Leal/PMCI

A equipe de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) implantou, no último mês, 1.640 metros de ciclofaixa na avenida Mauro Miranda Madureira, uma das vias mais importantes para o fluxo do trânsito em Cachoeiro . A área contemplada compreende o trecho entre o Clube Cachoeiro Acqua Center e o local conhecido como trevo da Coca-Cola, no bairro Coramara.

A nova ciclofaixa está interligada aos 2.989 metros de ciclovia que já existiam na rodovia ES 482, na região de Morro Grande, entre o trevo da Coca-Cola e o campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com isso, Cachoeiro passa a contar com 4.629 metros de estrutura cicloviária.

As intervenções fazem parte do programa de implantação de infraestrutura e rede cicloviária, contemplado no Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro (PlanMob Cachoeiro), sancionado em janeiro de 2020. Está prevista a implantação de 28,32 quilômetros de vias para ciclistas em Cachoeiro, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

O processo de implantação é dividido em três fases, sendo a primeira, com duração de 2 a 5 anos; a segunda, com duração de 5 a 7 anos; e a terceira, com duração de 7 a 10 anos.

“A entrega de 4.620 metros de infraestrutura cicloviária se deu antes do início do prazo previsto para a primeira fase do programa. Com isso, reafirmamos nosso compromisso de proporcionar tráfego mais seguro para quem utiliza bicicleta em Cachoeiro e cumprir com o que determina do PlanMob, contribuindo para a mobilidade urbana e para o bem-estar dos cachoeirenses”, destaca o secretário municipal de Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.