Veja vídeo do projeto

Avenidas de Cachoeiro terão mudanças para melhorar o trânsito e reduzir acidentes

Projeto foi apresentado em audiência pública na noite da última quarta-feira (19)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na noite da última quarta-feira (19), a Prefeitura de Cachoeiro realizou uma audiência pública para apresentar o projeto de requalificação viária em trechos das avenidas Aristides Campos e Francisco Lacerda de Aguiar.

O evento foi realizado na escola municipal Valdy Freitas, no bairro Paraíso, e contou com a presença de representantes da gestão municipal, moradores, líderes comunitários e empresários, totalizando cerca de 120 presentes, que foram apresentados ao projeto, parte integrante do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro.

O planejamento de requalificação viária foi elaborado após minuciosos estudos técnicos realizados pela gestão municipal, e abrange diversas intervenções com o objetivo de proporcionar maior fluidez e segurança ao trânsito nas avenidas Aristides Campos e Francisco Lacerda de Aguiar, que concentram um intenso fluxo diário de veículos e pedestres, devido à presença de instituições de ensino, estabelecimentos comerciais e escritórios no entorno.

As mudanças propostas pelo projeto iniciam-se na altura do trevo da antiga Selita, que terá sua geometria reformulada e suas faixas de veículos redesenhadas para evitar conversões irregulares e reduzir pontos de conflito.

Na sequência, na rua Cornélio Arruda (acesso ao colégio Ipê), uma barreira física será instalada, tornando obrigatória a conversão à direita para os condutores que seguirem em direção à avenida Aristides Campos. Adicionalmente, um semáforo exclusivo para pedestres, acionado por um botão, será instalado no local, para permitir a travessia segura.

Mais à frente, o trevo do Posto Senna passará por uma requalificação na sinalização horizontal para melhor organizar o trânsito, evitando transposições irregulares de faixas e reduzindo o risco de acidentes.

Além disso, a avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no trecho compreendido entre o Posto Senna e a Viação Itapemirim, receberá nova sinalização, otimização de semáforos e requalificação de faixas.

Sentido de ruas serão alterados

Outro ponto importante do projeto é a mudança no sentido de algumas vias da região, como a rua São Camilo de Lellis, que passará a ter sentido único em direção ao Centro Universitário São Camilo, assim como a rua Amin Almir Sader, lateral do Shopping Sul, que terá mão única em direção à avenida Francisco Lacerda de Aguiar.

Com isso, os condutores que descerem a rua Clarice Toledo de Carvalho (Colégio Adventista) deverão realizar uma conversão obrigatória à direita na rua São Camilo de Lellis.

Essa mudança de sentido também será implementada na rua Oswaldo Cruz, que terá um retorno semaforizado para acesso ao Centro e ao bairro Amarelo, em sua conexão com a avenida Francisco Lacerda de Aguiar. Adicionalmente, as ruas Doutor Justino Hemerly e João Bezerra, no entorno do Posto Senna, serão convertidas em sentido único, em direção aos bairros Gilberto Machado e Amarelo, respectivamente.

Nova rotatória

O projeto de requalificação viária inclui ainda a criação de uma nova rotatória de fluxo contínuo no local conhecido como “trevo da Itapemirim”, substituindo o atual retorno em frente à viação Itapemirim, que terá seu conjunto semafórico removido.

Ciclovia

Outro ponto de destaque é a implementação de uma ciclovia ao longo das avenidas Aristides Campos e Francisco Lacerda de Aguiar, o que proporcionará maior segurança aos ciclistas e incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte.

Projeto agradou os presentes

Após a apresentação do projeto, os organizadores abriram um espaço para o debate com a população, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas e opiniões fossem ouvidas.

Moradores como Valnir Ceschini, que também é prioritário de um empreendimento na região, demonstraram apoio ao projeto e acreditam que as melhorias propostas irão impactar positivamente a vida de quem reside e trabalha na área.

“Com certeza trará muitos benefícios para nós. É uma melhoria necessária, urgente e bem-vinda, nessa nossa região que é cercada por avenidas de intenso fluxo. Para nós, lojistas, também vai significar um acesso mais fácil aos nossos estabelecimentos. Dependendo do horário do dia, muitas pessoas até evitam sair de carro, com receio do trânsito. Com as mudanças, acho que isso vai mudar”, afirmou.

Presente na audiência pública, o prefeito Victor Coelho exaltou o trabalho realizado pela equipe técnica e explicou a importância de projetos que melhorem a mobilidade urbana.

“Ao longo dos últimos anos, temos enfrentado desafios crescentes relacionados ao trânsito e à circulação de pessoas nas principais vias de Cachoeiro. O aumento no número de veículos e a expansão urbana exigem uma abordagem responsável e inovadora para garantir que nossa cidade seja um lugar mais seguro, sustentável e eficiente para todos”, destacou.

Com o projeto apresentado à população, a gestão municipal o encaminhará, agora, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que será responsável pela execução das intervenções, previstas para terem início em 60 dias.

Confira abaixo um vídeo do projeto de requalificação das avenidas Aristides Campos e Francisco Lacerda de Aguiar: