Bairros receberam ações de limpeza em córrego e conscientização sobre reciclagem

O mutirão faz parte de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos de Cachoeiro

Nesta quinta-feira (22), aconteceu o Dia D de limpeza do córrego Coramara, no município. O mutirão conduzido pela prefeitura contou com o apoio de 50 integrantes das equipes de secretarias municipais e de parceiros.

Houve retirada de sujeira em parte do leito do córrego e remoção de entulhos, até o trecho entre os bairros Monte Cristo e São Lucas. Houve, também, coleta seletiva e caminhada ecológica com educação ambiental em comércios e residências do bairro e do Jardim Itapemirim, com o objetivo de sensibilizar as comunidades a respeito do hábito de separar o lixo e outros resíduos e da importância da reciclagem.

Paralelamente ao mutirão, aconteceu uma campanha de conscientização para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), uma das parceiras da ação. Outros locais contemplados com as ações, foram os bairros IBC e o Jardim Itapemirim.

Mais um PEV instalado

Na ocasião, foi instalado, na calçada do Cras de Jardim Itapemirim, mais um ponto de entrega voluntária (PEV). De acordo com Alessandra Pacheco, gerente de Controle de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), no momento da instalação, as equipes fizeram abordagem no comércio e residências próximas e informaram sobre os tipos de materiais a serem descartados no PEV.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Milas Alves, o trabalho de Educação Ambiental na comunidade promove o descarte correto do material a ser reciclado, de forma que ele seja entregue à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município (Ascomirim). A venda de todo o material recolhido é revertida para as 13 famílias que trabalham no local fazendo triagem dos resíduos.

“A educação ambiental se faz necessária para que toda a população ao redor dos pontos de entrega voluntária compreenda que o descarte adequado dos itens recicláveis não faz bem, somente, ao meio ambiente, mas, sobretudo, garante dignidade às famílias envolvidas no processamento e destinação dos itens recolhidos”, destaca Milas.

O mutirão faz parte de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos e nela atuam em parceria as secretarias municipais de Governo (Semgov), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Saúde (Semus), de Obras (Semo), de Meio Ambiente (Semma), de Serviços Urbanos (Semsur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), BRK Ambiental e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).