Avanço

Balanço de ações mostra fortalecimento da educação pública de Cachoeiro

Kits escolares tiveram um investimento de quase R$ 2 milhões
Foto: Márcia Leal/PMCI

O ano de 2023 foi marcado por importantes conquistas para a rede municipal de ensino de Cachoeiro, com entregas e ações importantes para a área.

Instalação de rede de fibra óptica

Com objetivo de integrar os sistemas da rede municipal de ensino e levar internet de alta velocidade a 83 escolas, neste ano, está sendo realizada a instalação de uma rede de fibra óptica. Dessa forma, será possível padronizar acesso à internet em todas as unidades de ensino, por meio de uma conexão de 10 gigabytes, integrando a rede municipal de educação aos sistemas da Prefeitura.

A medida também eliminará custos com a contratação de operadoras do serviço. O trabalho de instalação dos 350 quilômetros de cabos encontra-se em andamento.

Aquisição de kit escolar

A Prefeitura de Cachoeiro realizou a distribuição dos kits de materiais escolares a alunos da rede municipal de educação. Com investimento de quase R$ 2 milhões, a iniciativa beneficiou cerca de 17 mil estudantes da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental.

Os estudantes da pré-escola receberam apontador jumbo; borracha branca com capa; canetinha hidrográfica; caderno de desenho; cola branca; cola colorida; giz de cera curto; lápis 12 cores jumbo; lápis grafite; massa de modelar; pasta escolar; pincel escolar; tesoura com trava; tinta guache 6 cores.

Já os kits dos alunos do 1º ao 5º ano contaram com apontador; borracha branca; caderno brochurão; caderno de desenho; canetinha hidrográfica; cola branca; lápis 24 cores sextavado; lápis grafite; tesoura de ponta arredondada. Já as turmas do 6º ao 9º ano foram contemplados com apontador; borracha branca; caderno universitário; caneta esferográfica azul; caneta esferográfica preta; caneta esferográfica vermelha; cola branca; lápis 12 cores; lápis grafite.

Formações profissionais

A Secretaria Municipal de Educação, ao longo do ano letivo, ofertou formação profissional continuada para os servidores da rede municipal a fim de capacitá-los em suas habilidades específicas, conhecimentos técnicos e competências essenciais para melhoria da educação básica

Dentre as formações estão: cursos Básico e Intermediário de LIBRAS; curso de Atendimento Educacional Especializado; curso de Formação continuada para coordenadores de turno: Desafios cotidianos no ambiente escolar; curso de Formação Continuada Para Profissionais da Educação Infantil; curso De Atendimento Educacional Especializado (AEE); curso de Formação Profissional Continuada “Gestão Escolar: Traçando Novos Caminhos”; curso de Formação em “Conselhos Escolares: Fortalecendo a Gestão Democrática”; Além de formações profissionais em serviço: Educar Pra Valer e ESAção.

Libras Kids

O curso sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi ofertado aos estudantes da rede pública municipal de ensino e objetivando a inclusão no âmbito escolar, ao possibilitar a interação entre os estudantes ouvintes e os estudantes surdos, pelo ensino da segunda língua oficial do país, respeitando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

No primeiro semestre deste ano, concluíram a ação as escolas “Mª Stael de Medeiros Teixeira” e “Monteiro Lobato” e no segundo semestre, encontram-se em execução as escolas “Luiz Pinheiro” e “Mª das Dores Pinheiro Amaral”. Para 2024 há previsão de execução na EMEB “Anísio Vieira de Almeida Ramos”.

Pré-IFES

Destinado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o projeto conta com apoio de professores da rede municipal, que promevem um estudo mais intensivo das disciplinas de Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências, que são cobradas na prova de seleção para ingresso no ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São ofertadas anualmente 225 vagas.

Feira Escolar na Exposul

Na Expousl deste ano, os estudantes do ensino fundamental apresentaram os trabalhos que produziram sobre temas da vida no campo, aspectos econômicos, sociais e culturais das cadeias produtivas regionais, valores nutricionais dos produtos rurais e sua ligação com a vida urbana.

Participaram escolas: “Anacleto Vieira Ramos”, “Galdino Theodoro da Silva”, “Jenny Guárdia”, “Luiz Marques Pinto”, “Luiz Semprini”, “Mª das Dores Amaral”, “Monteiro Lobato”, “Profº Deusdedit Baptista”, “Profº Pedro Estellita Herkenhoff”, “Profª Gércia Ferreira Guimarães” e “São Vicente”.