Educação alimentar

Banco de Alimentos promove oficina culinária em Lar de Idosos

Oficina no Lar de Idosos promoveu o bem-estar e interação terapêutica entre os institucionalizados
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), a equipe da Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim (Semdes) proporcionou uma experiência diferenciada para os institucionalizados do Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira”. A realização de uma oficina culinária teve como objetivo principal envolver os idosos em atividades na preparação de receitas, proporcionando uma série de benefícios que vão além do simples preparo de alimentos.

De acordo com a equipe do Banco de Alimentos, promover atividades variadas auxilia na melhoria da coordenação motora, estimula a memória, promove a concentração, alivia o estresse e, consequentemente, contribui para uma melhor qualidade de vida, especialmente para quem está na terceira idade.

O Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira” é uma das instituições atendidas com alimentos doados por meio do Banco de Alimentos e que também recebe apoio e orientação nutricional, além de proporcionar atividades como a oficina culinária aos idosos.

Em 2023, a experiência da oficina culinária já havia sido compartilhada com sucesso, não só no Lar de Idosos “Adelson Rebello Moreira”, mas também nos Lares João XXIII e Nina Arueira.

Além disso, o Banco de Alimentos mantém acompanhamento periódico por meio de visitas técnicas nas diversas instituições permanentemente beneficiadas com a doação de alimentos, como a Santa Casa, Apae, Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, entre outras. Essas visitas não só reforçam o compromisso com a assistência social, mas também permitem entender as necessidades específicas de cada localidade, buscando sempre formas de contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Para Roselane de Araújo, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, essa oficina culinária e outras iniciativas semelhantes são fundamentais para garantir que os idosos se sintam valorizados e integrados à comunidade. “É gratificante ver o sorriso no rosto de cada idoso durante essas atividades. Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria e promover o cuidado integral com essas pessoas que tanto contribuíram para nossa sociedade”, afirmou a secretária.